10º Muticom reúne religiosos e comunicadores em Joinville/SC

“Educar para a Comunicação”, este foi o tema trabalhado no 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), realizado de 16 a 20 de agosto, em Joinville/SC. Com mais de 800 participantes, o evento reuniu bispos, padres, jornalistas e agentes da Pastoral da Comunicação, de variados pontos do país.

A abertura do evento, realizado na noite de quarta-feira,16, contou com a palestra do prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, Monsenhor Dario Viganó. Dentre os temas abordados, falou sobre a perspectiva da comunicação na visão do Papa Francisco. “O Papa já disse na última Jornada de Comunicação Social, que os comunicadores devem contar sobre as realidades do mundo. O mundo é feito de luzes e sombras, tem muitos males porque o mal está presente no mundo e um jornalista não pode esconder este mal. Contudo, o comunicador, segundo o Papa Francisco, é chamado a não fechar o seu dizer do mal, mas acima do mal, abrir uma estrada de esperança e horizonte positivo”, comenta Monsenhor Viganó.

Representando a Província de Juiz de Fora, Danielle Quinelato, Dom Gil e Lucas Silveira, Secretário Diocesano de Comunicação de SJDR.

Na sexta-feira, 18, a expectativa ficou a cargo do jornalista da NSC TV, Ricardo Von Dorff, que falou sobre as “fake news” (notícias falsas) que ganharam força com a internet e projeção durante as eleições americanas. De acordo com o jornalista, as fake news acentuam a importância do papel do jornalista como um certificador dos acontecimentos. “Temos que levantar a qualidade do jornalismo, com a checagem e apuração irrestritas dos fatos”, explicou Von Dorff.

Além de palestras, o público participou de oficinas, missas e apresentações culturais. Puderam acompanhar a apresentação do Balé Bolshoi Brasil e o show com os Cantores de Deus. O evento teve seu término no sábado, com a missa no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento/SC. No domingo, a programação se voltou para o turismo.

Próxima edição

O Muticom  um instrumento para auxiliar profissionais da área a fazer uma nova leitura do uso das novas tecnologias, além incentivar a formação de senso crítico na era digital, para desfrutar ao máximo o potencial da mídia – em comunhão e para o progresso humano.

Realizada a cada dois anos, a próxima edição será em julho de 2019, na cidade de Goiânia/GO. Veja o convite:

O mutirão é organizado pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Segundo o Bispo Referencial da Comissão de Comunicação da CNBB, Dom Darci Nicioli, “é um tema muito candente nos tempos de hoje, na realidade da educação. São temas complementares, precisamos nos educar para bem comunicar e colocar todas as mídias em função da educação, na construção de um mundo melhor”.

O Muticom acontece no momento que a igreja católica passa por mudanças na forma de se comunicar.

Fotografias: Muticom Oficial e Lucas Silveira