Paróquias da Diocese realizam tradicional Via Sacra pública durante a Quaresma

Durante a Quaresma, a Via Sacra Pública é uma tradição em São João del-Rei. O encontro é conduzido por música do século XIX no centro histórico da cidade. Cristãos sentem que a fé é renovada no período.

CatedralA Via Sacra é uma demonstração de fé em que os cristãos relembram o Calvário de Cristo, recordando seus últimos passos rumo ao Calvário.

Após a celebração da missa, todos seguem orando pelas ruas da cidade. No trajeto, o padre conduz as orações nos “passinhos”, que são os oratórios ao longo do caminho. O rito, que faz parte das Comemorações dos Passos, é realizado as sextas-feiras, às 19h.

Mas se engana quem acredita que o momento de recordação da Paixão de Cristo fica apenas no centro histórico. Durante a quaresma, todas as os 39 Paróquias que compões a Diocese também realizam a caminhada de fé e penitência.

Na Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos a “Via Crucis” é realizada de terça ás sexta-feira, em horários flexíveis como 06h e 19h. Sempre, envolvendo as comunidades Paroquiais. Já as sextas-feiras, às 19h, acontecem missa e Via-Sacra no Santuário. Também em São João del-Rei, todas as sextas-feiras durante a quaresma, às 18hs, os fiéis podem participar da Via Sacra interna na Matriz da Paróquia São Judas Tadeu.

NazarenoNa pequena cidade de Ritápolis as Vias Sacras acontecem nas manhãs de sexta-feira, ás 05h30, subindo partes montanhosas da região. As terças e sábados, o rito é celebrado as 18h30, nas comunidades, seguido da celebração da Santa Missa.

Em Santa Cruz de Minas, a via dolorosa é recordada de segunda a quinta-feira, às 18h15, nos setores paróquias. Já as sextas, ás 05h, acontecem a Caminhada Penitencial, saindo da Igreja matriz.

Em Tiradentes, a história também é preservada no contexto quaresmal. Toda terça-feira, via sacra nos bairros da cidade de Tiradentes, às 19:00. Já às quartas, o rito ganha arte e é encenado pela Renovação carismática Católica, na Igreja do Rosário. No local, também acontece atendimento de confissão.

Nas sextas-feiras a via sacra conta com participação da orquestra e Irmandade dos Passos, percorrendo os passinhos do centro histórico.

NsAparecida, LavrasNa cidade de Barroso, toda sexta-feira, às 5h30, acontece na Paróquia Nossa Senhora de Fátima uma procissão de Penitência saindo da Igreja Matriz, sendo rezado durante o percurso a Via Sacra, na chegada Santa Missa.

Já as segundas, às 18h30, na Igreja Matriz ocorrem o piedoso exercício da Via Sacra. Nas terças e quintas, às 19h00, ela é meditada nos bairros da Paróquia.

Em Lavras, os fiéis podem participar do rito realizado diariamente na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Ás Segundas-feiras, às 18h30, ocorre na Igreja Matriz. Nas quartas, às 19h, na Igreja Sagrada Família; as quintas, às 19h, na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe e as sextas-feiras, às 19hmin, nas Igrejas Santa Rita de Cássia, Sagrada Família e Nossa Senhora Aparecida (Formiga).

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).