Fiéis realizam trezenas e novenários em honra a Santo Antônio

Seja para fazer pedidos ou agradecer a intercessão do santo. Santo Antônio é um dos santos mais populares do país e são muitos os que buscam igrejas e capelas para fazerem seu novenário ou a tradicional trezena.

Padroeiro de quatro das quarenta e duas paróquias da diocese, Santo Antônio é popularmente conhecido como casamenteiro e pai dos pobres. Nascido em Lisboa, Portugal, Fernando de Bulhões era frade agostiniano, tendo mais tarde entrado na ordem Franciscana.

Foi muito conhecido pela sua vida despojada de riquezas, apesar de ter nascido em uma família afluente. O seu trabalho com os pobres foi essencial para que fosse rapidamente reconhecido como santo após sua morte.

A canonização de Santo Antônio aconteceu poucos anos após sua morte, e muitos consideram que terá sido uma das canonizações mais rápidas da história.

Cidades como Tiradentes, Itutinga, Lagoa Dourada e o distrito do Rio das Mortes celebram com festa a data do padroeiro. Missas, procissões, quermesse, benção de pães e muitas outras celebrações fazem parte da programação festiva. Além dessas, outras comunidades também celebram o santo, vejam:

Paróquia Santo Antônio e Beata Nhá Chica / Rio das Mortes

Paróquia Santo Antônio / Tiradentes