Diretório Sacramental Diocesano é finalizado e será lançado na Quinta-Feira Santa

No último dia 27, sábado, o salão Irmão Sol, em São João del-Rei, foi palco de uma importante reunião do Conselho Ampliado Diocesano de Pastoral. O evento, que contau com a presença do bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, sacerdotes, membros do Conselho Diocesano de Pastoral e representantes do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), foi marcado pela conclusão da elaboração do Diretório da Vida Sacramental.

A reunião, que terá início as 08h, contou com a palavra do Professor João Bosco Teixeira e de Dom Célio, falando, respectivamente, sobre a estrutura do Documento e o caminho percorrido para a elaboração. “Ao elaboramos o Diretório Diocesano da Vida Sacramental para a Diocese de São João Del Rei, temos como objetivo destacar a importância dos Sacramentos na vivência de nossa fé eclesial, além de orientar os Ministros Ordenados, os Agentes Leigos das Pastorais e a todos os fiéis Leigos que participam da vida eclesial nas Comunidades que constituem o conjunto das Paróquias da Igreja Particular de São João del-Rei, sobre o modo de preparar e celebrar os sacramentos na Diocese”, explicou bispo, Dom Célio de Oliveira Goulart.002

Após as explicações, os participantes foram divididos em sete grupos, trabalhando, respectivamente, os sete sacramentos: batismo, confirmação (ou crisma), eucaristia, reconciliação (ou penitência), unção dos enfermos, ordem e matrimônio. Em cada grupo, foram questionados pontos relevantes do documento para finalização e aprovação. “A atualização do diretório e uma das necessidades que nasceram da VII Assembleia Diocesana de Pastoral e que agora se faz uma realidade, isto ajuda na atualização e dinamismo da nossa Igreja Diocesana”, afirmou Cláudio Guimarães Pereira, secretário diocesano de pastoral.

Após a aprovação dos participantes, a elaboração do Diretório Sacramental Diocesano chegou a sua fase final. Depois de impresso, o documento será lançado na quinta-feira santa, 24, durante a celebração da Missa do Crisma, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).