Campanha restaura sorriso de ex-moradores de rua

Encarar a vida pelo lado positivo é muito melhor do que viver se lamentando. Muitas vezes, o pequeno gesto de sorrir já muda o dia de alguém, mas, melhor que “escancarar” os lábios, é fazer os outros sorrirem. Foi com esse pensamento que a Fraternidade Sagrado Coração de Jesus, que abriga 40 ex-moradores de rua em São João del-Rei, lançou a campanha “Adote um sorriso”. A ideia é recuperar os sorrisos e a autoestima dos moradores.

DSC06262“A ideia surgiu depois de fazermos um questionário com os morados. Vimos a necessidade de arrumar dentista para eles, pois, é uma das partes mais afetadas para quem faz o uso de álcool e drogas e também por terem lá muitos idosos. Esse pedido partiu de muitos deles também”, destaca a atual presidente da Fraternidade, Sabrina Carvalho.

Além da falta de dentes, a autoestima dos moradores de rua também foi afetada. “Notamos muita vergonha durante as conversas. Sempre conversam com a mão na boca. Isso me deixava triste, inquieta”, explica Carvalho.

DSC06249Para o projeto dar certo, a campanha conta com a solidariedade de odontologistas da região, assim como Hosana Santos Monteiro. “É algo muito pequeno diante do muito que podemos fazer para a comunidade. Ver eles felizes é melhor presente que posso receber”.

Segundo Monteiro, a alegria foi contagiante com os primeiros resultados do tratamento. “Ele (um dos moradores da casa) falou comigo que estava muito feliz, que estava esperançoso. Falou que a primeira coisa que faria, seria dar um sorriso pro filho e ver se o aceitava novamente. Fiquei com o coração apertado”, recorda.

DSC06287Assim como Hosana, sua prima, a odontologista Ana Beatriz Santos, também aderiu à campanha. “Eles chegam alegres, animados. Falam que nem dormiram de ansiedade. Fico feliz em vê-los assim, com aparência melhor e autoestima elevada. São pessoas sofridas, merecem nossa atenção e cuidado”, diz.

O odontologista Ricardo Mauro da Silva ainda não iniciou sua participação no projeto, apenas manifestou seu interesse nesse ato solidário. Para ele, a causa é nobre, afinal, “não se muda os dentes, mas toda uma perspectiva de vida”.

Com tantos sorrisos, Sabrina não se contem. DSC06250“Meu coração bate mais forte todas as vezes que vou levar ou buscar algum morador para o tratamento dentário. É estampando no rosto de cada um a gratidão e alegria, por estarem tendo essa oportunidade de cuidar dos dentes. Os olhos deles chegam a brilhar”.

Os interessados em aderir a campanha e fazer a sua contribuição devem ligar para (32) 98821-3404 / 99952-0398 ou se dirigir para a sede, localizada na Br-494, rodovia que liga São João del-Rei a Ritápolis.