4º Domingo do Tempo Comum

Lc 4,21-30

“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”

Continuamos a Ler a Perícope do Evangelho de Lucas que trata do “Discurso Programático” do evangelho. No evangelho do domingo passado vimos Jesus fazer, na sinagoga de Nazaré, uma auto-apresentação à luz do anuncio profético do Antigo Testamento.

No evangelho deste domingo lemos a reação dos Nazarenos às palavras de Jesus. Após os acontecimentos na Sinagoga algumas pessoas tem uma reação de apreço. Todos olham para ele, cheios de expectativa (v. 20), admirando-se com a sabedoria que sai da boca de Jesus (v.23). Há, porém, a reação dos céticos: “Não é ele o filho de José?”

Por causa desta atitude de incredulidade, Jesus muda o teor de sua fala frisando a sua não aceitação com alguns provérbios “médico cura-te a ti mesmo; o profeta não é estimado em sua terra”. As palavras de Jesus acirram os ânimos, fazendo com que os nazarenos manifestem uma aversão a Jesus a ponto de desejarem mata-lo.

A Primeira tentativa de evangelização por parte de Jesus é malsucedida. O evangelista quer salientar que a recusa faz parte do anúncio evangélico, antes, é o sinal da verdadeira pregação e caracteriza o verdadeiro profeta.

Após chegarmos ao final deste episódio que começou a ser lido no domingo passado, torna-se claro o teor programático deste excerto evangélico. Trata-se de um texto roteiro. Na perícope Jesus se apresenta como um profeta escolhido por Deus, o pregador itinerante que anuncia a Palavra, procura a salvação do seu povo, atitude que marca a ação de Jesus durante todo o evangelho.

Na passagem bíblica também vemos o desfecho da vida de Jesus, quando é recusado primeiro pelos chefes judeus e depois pelo seu povo até a morte na cruz, simbolizada pelo desejo dos nazarenos de jogar Jesus colina abaixo (13,33). Nesta perícope fica clara a mudança do anúncio evangélico que passará dos judeus para os pagãos em função da dureza do coração por parte dos compatriotas de Jesus.

Referência

CASALEGNO, Alberto. Lucas. A caminho com Jesus missionário. São Paulo: Loyola, 2003. p. 104-110