Reunião do Conselho de Formação reúne clero em seminário diocesano

Fotografia: Padre Rondineli Cristino

Na manhã desta quarta-feira, 10, bispo e padres diocesanos se reuniram nas dependências do Seminário Propedêutico São Tiago, em São João del-Rei, para a reunião do Conselho de Formação.

O evento contou com a presença do bispo, Dom Célio de Oliveira Goulart, e sacerdotes, párocos, de diversas paróquias da Diocese que acolhem seminaristas em trabalho pastoral. Na ocasião, abordaram os métodos de formação e a importância do incentivo das vocações.

 

A formação para o sacerdócio

Foi a partir do Concílio de Trento (1563) que realmente foram criados os seminários nas dioceses, voltados para a formação da razão e da fé do futuro presbítero da Igreja. Antes disso, o homem que desejasse ser padre, logo recebia as ordens sacras, ajudando seu bispo local. Percebe-se, então, a contribuição desse concílio e mais especificamente a sua aplicação na vida de São Carlos Borromeu, que fundou seminários e escreveu regulamentos.

Posteriormente, o Concílio Vaticano II e o Código de Direito Canônico elaboraram melhor sobre como deve ser a formação do clero. Atualmente, existem vários documentos que tratam do assunto, como o Decreto Optatam Totius, Pastores Dabo Vobis, Documento 93 da CNBB entre outros.

Enfim, seminarista é aquele que recebeu um chamado de amor de Deus e, na liberdade, responde a Ele. O Papa emérito Bento XVI, no encontro com os seminaristas nos EUA, em 2008, diz que seminaristas são “jovens que se encontram num tempo forte de busca de um relacionamento pessoal com Cristo, um encontro com Ele, na perspectiva de uma importante missão na Igreja”.

 

Mês vocacional

Neste mês dedicado as vocações, é de grande importância as orações para todos os jovens que se sentem chamados para o caminho da fé e da Igreja. Rezemos sempre para os vocacionados.

 

Fonte: Canção Nova

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).