4º DOMINGO DO TEMPO COMUM

(Marcos, 1, 21-28)

Um ensinamento novo dado com autoridade!

Celebremos nossa Páscoa semanal, o dia do Senhor! Ouçamos o que ele tem a nos dizer. No evangelho deste domingo, o 4º do tempo comum, Jesus está na sinagoga de Cafarnaum a ensinar. Ele tem um ensinamento novo e fala com autoridade. Jesus fala o que ouviu do Pai e, além disse vive o que ensina. Atitude bem diferente tem os fariseus, que ensinam doutrinas humanas e não vivem o que ensinam.

Ele, Jesus, ensinava como quem autoridade. A autoridade de Jesus vem do Pai e de sua coerência ao ensinar. Nosso ensinamento também, na catequese, na pastoral, em nossas homilias, só será legítimo se vier acompanhado de nosso esforço em viver o que pregamos. Que o Senhor nos ajude, com sua graça santificante, a viver uma vida cristã coerente.

Na segunda parte do evangelho eis que surge, na sinagoga, um homem dominado pelo mal. No evangelho de Marcos encontramos, do começo ao fim, uma confissão de fé: Jesus é o Filho de Deus.

Hoje, neste trecho de Marcos, até os demônios tem consciência da identidade de Cristo, sabem quem ele é. O demônio diz: “tu és o santo de Deus”! Jesus ordena que ele se cale. Este é o chamado segredo messiânico. Em suma, Jesus deseja que as pessoas descubram quem ele é, mas a partir do seguimento e não através de espetáculos de exorcismos ou de milagres realizados.

Tantas vezes nosso povo se deixa levar por tais espetáculos. Jesus quer uma adesão total e sincera a ele e não uma adesão interesseira ou espetacular. Finalmente, os demônios obedecem a Jesus, pois ele tem autoridade sobre o mal. Assim, caríssimos, não devemos temer o mal, nem tampouco subestima-lo. O mal é real e palpável.

Trabalhemos contra o mal, presente no coração de cada um de nós, nas estruturas, na sociedade. A campanha da fraternidade deste ano vai nos apresentar uma das faces terríveis deste mal, a violência. Rezemos sempre a petição da oração do Senhor: “não nos deixeis cair em tentação e livrai-nos do mal”!

Padre Dirceu de Oliveira Medeiros – Administrador Diocesano