5º Domingo do Tempo Comum

Lc 5,1-11

“Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”

O evangelho da liturgia dominical é retirado de Lc 5,1-11, nele vemos o início do ministério de Jesus na Galileia. Nos domingos passados vimos Jesus anunciar em uma sinagoga o seu programa de vida com o anúncio da Boa Nova aos pobres e uma proposição da libertação para os prisioneiros. Agora, começam a notar-se os primeiros resultados da atividade de Jesus: à sua volta começa a formar-se o grupo dos que foram sensíveis a essa proposta de salvação e o seguiram. Esse grupo é chamado discípulos.

Entre esses discípulos aparece em primeiro plano a figura de Pedro, em cujo barco Jesus sobe para dirigir a palavra ao povo. Esta cena é seguida de duas outras: a pesca milagrosa e o chamamento de Pedro. Note bem, que estes três momentos são ligados pela “palavra” de Jesus. Na primeira, Jesus dirigia a palavra ao povo; na segunda é por causa da palavra que Pedro lança as redes; e é ainda por causa da palavra que ele (Pedro) deixa tudo e, com os companheiros, segue Jesus.

O evangelista Lucas demonstra assim que os primeiros discípulos seguiram a Jesus, pois confiavam nele, fundamentando-se na sua Palavra que era também acompanhada por sinais prodigiosos. No caso desse excerto bíblico uma pesca abundante em plena luz do dia.

Essa pesca gera em Simão espanto e medo, reações típicas das grandes manifestações de Deus no Antigo Testamento. Pedro diz: “afasta-se de mim pois sou pecador”. Mas Jesus com a sua Palavra supera a distância abrindo o coração de Pedro para uma nova realidade; “de agora em diante serás pescador de homens” (5,10 b).

A palavra de Jesus, que num primeiro momento fez acontecer uma pesca miraculosa, agora muda a vida de Pedro. Nesta cena, Lucas vê a inauguração e o fundamento da missão de Pedro dentro do grupo de seus companheiros. Missão que forma o núcleo do povo novo, núcleo que continua a recolher grande quantidade de homens através do anúncio é da “palavra de Deus”. Contudo é a palavra de Jesus que garante aí eficácia da missão.

Olhando para o excerto bíblico deste 5º domingo do Tempo Comum e vendo como a Palavra transforma a vida de um simples pescador devemos olhar para nossa vida e deixar que a Palavra penetre nossos corações. Não obstante, faz-se mister um esclarecimento, quando falamos de Palavra não estamos fazendo referência à Bíblia, também não estamos falando da palavra escrita ou falada.

A Palavra da qual fala os evangelhos é o próprio Jesus, o verbo (Palavra) feito carne. Portanto, devemos deixar que Cristo, a Palavra definitiva do Pai, penetre os nossos corações e transforme as nossas vidas, a fim de que sejamos cada dia mais imitadores de Cristo.

Referências:

BENTO XVI. Um caminho de fé antigo e sempre novo: pregações para o ano litúrgico ano C. Tomo 3. São Paulo: Molokai, 2017.

FABRIS, Rinaldo; MAGGIONI, Bruno. Os evangelhos II. 3 ed. São Paulo: Loyola, 1998.