5º Domingo do Tempo Comum

Foto: Álisson Macedo

 

Ev Mt 5, 13-16

“Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”. (Mt 5, 16).

O texto do Evangelho de Mateus do capítulo 5º ao 7º nos apresenta um conjunto de orientações práticas para que, como discípulos e seguidores de Jesus, as coloquemos em prática para sermos felizes e dar testemunho diante das pessoas de nossa seriedade em viver os valores evangélicos. O pequeno trecho hoje proclamado, fala-nos de modo muito simples e compreensível de que é nossa obrigação sermos sal da terra e luz do mundo. A função do sal é dar sabor à comida e da luz é de iluminar os ambientes ou os caminhos por ande andamos. A proposta de Jesus nos leva a estarmos muito atentos no modo de ser de cada um de nós na vivência de valores. Não nos é pedido que façamos o bem para sermos vistos ou bem honrados pelos outros, mas que nossa postura e conduta, de acordo com os ensinamentos deixados por Jesus, despertem nas outras pessoas um incentivo a que façam o mesmo.

A Igreja congrega a todos aqueles que se dispuseram ao seguimento de Jesus Cristo. Tal seguimento exige fidelidade e também muito idealismo, por ser uma proposta que apresenta renúncias e dificuldades. É próprio do ser humano procurar comodidades ou facilidades para vencer na vida, ao passo que Jesus propôs a radicalidade da cruz. O testemunho do cristão consistirá assim na medida do amor com que realizarmos nossa missão. De tal modo poderemos assimilar o modo de Jesus que, como diz Paulo na segunda leitura deste domingo, vamos adquirindo a sabedoria do Cristo Crucificado e tudo em nós ganha outro sentido, capaz de atrair pessoas e iluminar a outros no seguimento de Jesus. As palavras passam, mas os exemplos arrastam.

Que nossa participação na vida da Igreja, como os Sacramentos, nossos momentos de oração, nosso conhecimento da Palavra de Deus, a prática da caridade, tudo isso nos ajudem a viver de modo coerente e feliz o seguimento a Jesus Cristo e, iluminado por Ele, possamos também iluminar a outros.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).