6º DOMINGO DO TEMPO COMUM

(Mc 1, 40-45)

“Eu quero: fica curado!”

Jesus realiza sinais para atestar a chegada do Reino de Deus. “O Reino de Deus está entre vós”! O sinal realizado hoje é a cura ou a purificação do leproso. Chama a atenção a atitude do leproso e também a de Jesus. Ambos quebram tabus.

O leproso chegou perto de Jesus. Sabemos que os leprosos, além de carregar o fardo da doença, carregavam ainda o peso do preconceito. Pela lei mosaica o leproso deveria ficar fora dos muros da cidade. (Cf. Nm 5, 1-14) Se alguém dele se aproximasse deveria gritar: “impuro, impuro”!

Jesus de sua parte também quebra um tabu, pois toca naquele homem, movido pela compaixão. Por suas chagas fomos curados!

Imitemos Jesus e o leproso. O leproso não se coloca na atitude de vítima, nem se acomoda à sua situação de pedinte. Ele dá o primeiro passo. De certa forma, para que o milagre aconteça é preciso fazer a nossa parte. Há uma parte que é nossa, intransferível. Deus quer a nossa participação!

Jesus também deve ser imitado. Movidos pela compaixão ainda hoje devemos tocar a carne dos leprosos de hoje. Quem são eles? Quem são os leprosos de hoje? Pessoas das quais todos se afastam e que necessitam de nossa compaixão. Lembremo-nos sobretudo da dependência química que tem ceifado vidas, desfigurado pessoas e destruído famílias. Lembremo-nos também da lepra do pecado e do egoísmo que nos afasta de Deus e rouba a beleza originária que a Graça Batismal imprimiu em nós.

OREMOS: Senhor Jesus, médico dos médicos, que tocaste o leproso e o curaste, toca em cada um de nós, cura-nos da lepra do pecado e do egoísmo. Dai-nos a coragem de ir ao encontro dos leprosos de hoje, movidos pela compaixão, para levarmos o bálsamo do amor de Deus. Amém!

Padre Dirceu de Oliveira Medeiros – Administrador Diocesano

 

22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).