8ª Semana Teológica possibilita leigos a conhecer melhor a Igreja e aprofundar a fé

Oferecer uma formação teológica básica, alicerçada na Tradição, na Escritura e no Magistério, para aqueles que desejam aprofundar a própria fé. Além de qualificar agentes de forma sistemática para os vários serviços nas comunidades e proporcionar aos participantes uma maior articulação entre a fé e compromisso social, a 8ª Semana Teológica traz a proposta de levantar o protagonismo do leigo, juntamente com seu compromisso ministerial, missionário e transformador.

Com o tema “Chamados À santidade, o evento temático produzido pela Paróquia São Francisco de Assis, em São João del-Rei, busca refletir a Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate”, atendendo ao chamado do Papa Francisco. “É um momento de se apropriar de um tema ligado a caminhada da Igreja e enriquecer a fé. É a oportunidade de aprimorar o aprendizado que tivemos quando criança, na catequese. É como diz São Pedro, ‘Precisamos dar razão à nossa esperança’”, explica um dos organizadores do evento, Édson Ribeiro.

Ao longo de cinco encontros os participantes podem trabalhar temáticas como o compreendimento da santidade no tempo atual, os desafios na atualidade, o caminho das bem-aventuranças, o chamado de deus e o discernimento. Todos os dias o evento contará com diferentes palestrantes, sejam eles religiosos, teólogos ou leigos.

Participando pela terceira vez, Ivania de Carvalho Moura não se arrepende em deixar o serviço de lado e dedicar parte do seu tempo para o estudo teológico. “Foi linda a abertura, se este foi um anúncio da semana, acredito que será maravilhosa e de muito aprendizado. A homenagem ao Dom Célio foi de tirar lágrimas dos olhos, simplesmente emocionante e merecida”, expressa a participante. “Essa experiência me proporcionou uma maior participação na comunidade. A gente não compreende tudo apenas com as homilias da missa. Precisamos buscar e aprofundar o conhecimento”, explica.

Para quem não participou ainda da tempo. Com programação até sexta-feira, dia 09, a Semana Teológica pretende encher o salão Irmão Sol, localizado próximo ao Campus Santo Antônio, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Os ingressos custam 6,00. Informações pelo (32) 3371-1127.