9º Domingo do Tempo Comum

Ev Lc 7, 1-10

“Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa”. (Lc 7, 6).

Jesus teve de modo muito claro a consciência de que viera para trazer a salvação para todos. Nesta passagem do evangelho situamos a postura de um centurião romano que, ouvindo falar sobre Jesus, pede que alguns anciãos judeus intercedam junto a Jesus por um seu empregado que está muito doente. Jesus se manifesta aberto a atendê-lo e se propõe a ir ao encontro daquela pessoa, que, no entanto, tem uma postura de humildade e de confiança. De humildade, por não se achar digno de receber Jesus. De confiança, por acreditar no poder de Jesus que seria capaz de afastar a doença do seu empregado com uma só palavra.

A missão de Jesus não se limita ao povo de Israel. Ele veio para fazer o bem a todos. Tem abertura de coração para acolher e valorizar o testemunho de amor e confiança das pessoas. Com isto aponta para a missão da Igreja e daqueles que desejam seguí-Lo. Nas demais leituras do domingo abre-se igualmente esta perspectiva, quando o Rei Salomão aponta para o Templo de Jerusalém como um lugar de acolhida para todos os povos e quando São Paulo mostra como verdadeiro e único o  evangelho da salvação que nos trouxe Jesus.

A Igreja tem consciência de ser a casa da acolhida. É o que se pede nas Diretrizes Gerais da CNBB, como também é um dos projetos trabalhados em nossa Assembleia Diocesana de Pastoral: A nossa Igreja Particular de São João Del Rei deve ser uma casa de acolhida para todos. Para fazermos esta experiência devemos nos espelhar na atitude de Jesus. Também que seja sempre sincera nossa afirmação antes da comunhão eucarística quando dizemos: “Senhor, eu não sou digno de entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo”.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano