Jovens realizam ação social em celebração ao Dia das Missões

Com o tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, integrantes da Juventude Missionária promoveram a “Missão na Comunidade” na tarde de domingo, 22, no Alto do Lombão, em São João del-Rei. Com oficinas e tendas temáticas os jovens celebraram o Dia Mundial das Missões e buscaram colocar em prática as palavras do papa Francisco na encíclica Evangelii Gaudium.

O evento aconteceu aos arredores da igreja Rainha da Paz e mobilizou grande parte da comunidade pertencente a Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos. “A nossa missão é levar o evangelho a todos, assim como o papa Francisco nos pede. Uma Igreja em saída é estar disposto ao encontro com o outro, partilhando, vivendo junto, levando a alegria de ser missionário”, explica Lucas Andrade, um dos organizadores.

O projeto, tem o objetivo de integrar os jovens com as comunidades paroquias, realizando atividades sociais que elevam a dignidade humana e criam maiores expectativas de vida. “Estamos muitos felizes em acolher o trabalho destes jovens. É importante realizar um movimento na comunidade que, durante o ano, não oferece muitos atrativos. O pessoal está todo empolgado, cheio de interesse. É um incentivo para as crianças e jovens a um lazer mais sadio”, explica Ivânia Santos dos Reis, coordenadora da comunidade.

Atendimento e cuidados médicos, espaço kid’s, aula de pilates e oficina de fotografia foram alguns dos atrativos da programação. A convite dos Jovens, o médico Altamir Zanetti marcou presença do evento e participou da ação solidária. “Fiquei feliz com o convite. É uma forma de sentir junto da comunidade. Um trabalho muito bonito destes jovens. Mesmo sendo uma assistência temporária, é uma grande ação de carinho e assistência social”, explica o médico que deu consultas e tirou dúvidas da população.

Para quem participou o momento foi de grande alegria. “É importante fazer presença na comunidade. Envolver pessoas que precisam ser anunciadas. Esse é um exemplo deixado por São Francisco”, explica o postulante franciscano Thiago Loyola.

Além de lazer, o evento possibilitou uma pequena formação tecnológica. Isabela Rios, por exemplo, já sabe onde empregar o aprendizado. “Gosto muito de fotografia e publicar nas Redes Sociais. Fui muito legal o evento e esta oportunidade de aprender um pouco mais sobre esta prática”.

Para encerra a programação, padre Roberto Modesto, assessor do Setor Diocesano de  Juventude, presidiu a Santa Missa. a celebração foi em ação de graças pelas atividades missionárias do grupo juvenil. “É o protagonismo do jovem na comunidade. É o jeito de ‘ser igreja’ da juventude. É muito bonito ver este ador missionário, este carinho e testemunho com a missão”, destaca o sacerdote.

Já em Ijaci, os integrantes da Juventude Missionária da paróquia Nossa Senhora da Conceição celebraram a data com um encontro especial. “Falamos sobre a alegria de ser jovem cristão e a participação missionária na comunidade. Em uma roda de conversa comentamos sobre a novena missionária que está sendo realizado neste mês de outubro na casa de famílias, onde a juventude aplicar o tema de Igreja em Saída”, explica Guilherme Dias, coordenador do grupo.

Em outubro o grupo missionário completa seu primeiro ano na paróquia.

 

Campanha

Em toda a diocese ocorreu a Coleta do Dia Mundial das Missões, realizada em todas as celebrações de missas das 40 paróquias. As ofertas serão integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).