Administrador Diocesano emite circular informativa para a Diocese

Na manhã desta quarta-feira, 04, o administrador diocesano de São João del-Rei, padre Dirceu de Oliveira Medeiros, emitiu uma Circular informativa sobre alguns acontecimentos, eventos e ações que ocorrerão na diocese. Dentre os assuntos, o sacerdote fala sobre o curso de Gestão Eclesial, que ocorrerá no mês de maio em Juiz de Fora, sobre a a Jornada Mundial da Juventude, o show católico que acontecerá na Expo Del Rei e a preparação, em casos especiais, para o sacramento do matrimônio. Veja:

Caros irmãos Dom Waldemar, Senhores Padres, Diáconos,

Graça e Paz!

Peço a atenção dos senhores no tocante aos temas inframencionados:

1-CURSO DE GESTÃO ECLESIAL
A Arquidiocese de Juiz de Fora, em parceria com a Faculdade Dehoniana de Taubaté, oferecerá um Curso de GESTÃO ECLESIAL. O curso será nos dias 07 e 08 de maio, no Seminário Santo Antônio em Juiz de Fora. Será oferecido aos padres, seminaristas e também aos leigos(as) membros dos Conselhos de Economia das paróquias. Diante da crescente exigência dos órgãos competentes e de tristes fatos de má administração na Igreja, cabe a nós aprofundar o tema e aproveitar esta oportunidade. Sugiro a participação de um leigo de cada paróquia. Nossa Diocese será representada pelo ecônomo e dois leigos. Mais informação na carta em anexo. As inscrições poderão ser feitas via telefone: (32) 3229-5450 (falar com Ana Maria).

2- Fidelidade ao TRIBUTO SAGRADO
Além de agradecer a fidelidade da imensa maioria das paróquias, quero fazer um apelo aos poucos que estão atrasados (em geral dois meses): que acertem suas pendências com a Cúria Diocesana. Aproveito o ensejo para pedir que o pagamento não seja feito em espécie. Quando for depositado, que seja enviado o comprovante de depósito por FAX, e-mail ou WhatsApp.

3- JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
O Setor Juventude da Diocese já começa a se mobilizar para enviar jovens à Jornada Mundial da Juventude, em janeiro de 2019, no Panamá. A Diocese enviará um jovem. Pedimos o apoio dos senhores no sentido de auxiliar aqueles que desejam participar, mas que o façam em sintonia com o Setor Juventude. Na reunião do clero de maio, Pe. Roberto e Pe. Samuel terão oportunidade de motivar melhor essa ajuda.

4- REUNIÃO DO CLERO
Como já comuniquei, a reunião será no dia 24 de maio, em Lavras, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Na oportunidade estaremos celebrando o Jubileu de Ouro desta Paróquia. Confiram a programação:
09:00h- Acolhida e café na Matriz de São Judas Tadeu (oportunidade para conhecer a nova paróquia).
10:30h- Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora.
12:00h- Almoço
14:00h- Reunião do Clero
16:00h- Encerramento

5- SHOW CATÓLICO
Pedimos aos Párocos das paróquias de São João del-Rei e paróquias vizinhas que divulguem o Show Católico que acontecerá na Exposição Agropecuária de São João del-Rei. O Show será no dia 14 de agosto, no parque de exposições, com os cantores Dunga, Eros Biondini e Eliana Ribeiro.

6- NOVENA DE NATAL

Ficou decidido na última reunião da Província Eclesiástica que novamente iremos confeccionar nossa própria Novena de Natal. Ano passado, em virtude do atraso na impressão do material, algumas paróquias não adquiriram a Novena da Província. Neste ano, nossa meta é oferecer o material com bastante antecedência. Diante disso, faço um apelo para que todas as Paróquias adquiram este material.

7- PREPARAÇÃO PARA MATRIMÔNIO
(Casos especiais)

Atendendo a crescente demanda da parte de casais que desejam se casar na Igreja, mas já vivem juntos há algum tempo, a Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar dá a seguinte diretriz.
Recomenda à Pastoral Familiar que, com estes casais, seja feita uma preparação mais breve, constando de quatro encontros. A equipe diocesana se reuniu e elaborou um roteiro. Os casais responsáveis que atuam nas paróquias deverão entrar em contato com a Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar.

Sem mais, agradeço a atenção e o apoio dos senhores. Continuemos neste caminho pascal, praticando a corresponsabilidade. Supliquemos ao Senhor que nos envie um bom pastor e confiemos em sua promessa: “dar-vos-ei pastores, segundo o seu coração!” (Jr 3, 15)

Em Cristo!

Padre Dirceu de Oliveira Medeiros