Agentes de pastoral se reúnem para formação sobre “Biomas”, tema da CF2017

Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta Campanha da Fraternidade (CF) como um caminho de conversão quaresmal, reflexão e proposta de ações. Este ano a campanha tem como temática os Biomas brasileiros. Para preparar os agentes de pastorais em relação ao tema, o Secretariado Diocesano de Pastoral promoveu na manhã de sábado, 18, um evento de formação. Oração, palestras e estudo fizeram parte da programação.

Iniciado com café e oração, o evento foi conduzido pelo coordenador diocesano de pastoral,  padre Marcos Alexandre. Segundo o sacerdote, o objetivo era despertar o interesse e envolvimento das pessoas pela temática da campanha. “A intenção é facilitar o trabalho nas pastorais com relação ao tema da campanha da Fraternidade deste ano. Espero que as palestras sirvam de incentivo”, afirma.

Para o momento de formação, o evento contou com a presença dos biólogos Rodrigo Moraes e Rosiely dos Santos, especializados em Tecnologia ambiental e botânica, respectivamente. Segundo o professor, a iniciativa da Igreja pode ser um possível método de preservação. “O ser humano precisa intender que todos nós fazemos parte do bioma e precisamos nos responsabilizadas pelas más atitudes. Acho muito bom a Igreja trabalhar esse tema. Ela (a Igreja) como formadora de opinião, precisa se envolver mais em questões ambientais. Quem sabe assim conseguimos preservar o que resta desses biomas”, afirma Moraes.

Além dos professores, representantes diocesanos também relataram as experiências que tiveram em um evento de formação, na cidade de Juiz de Fora. “Precisamos cuidar dos biomas feito mães. Deus nos deu de presente, não podemos estragar”, afirma Irmã Ivone Silveira, da congregação das Mercedárias da Caridade.

O evento teve seu término com alguns avisos e almoço.

Acesse os slides utilizados na formação através dos links: Apresentação da Campanha da Fraternidade 2017 e Biomas brasileiros

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).