Arcebispo Militar realiza Visita Pastoral em São João del-Rei

O 11° Batalhão de Infantaria de Montanha, Regimento Tiradentes, de São João Del-Rei, recebeu, nos dias 25 e 26 de outubro, a Visita Pastoral do Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães. O momento foi celebrado com reuniões, formatura e missa.

Vindo pela primeira vez em São João del-Rei, Dom Fernando destacou o desejo do papa Francisco dos bispos se integrarem na comunidade. “Assim como o bispo diocesano que visita todas as paróquias da Diocese, eu preciso visitar todas as capitanias do Brasil e até do exterior, quando estão em missão. Papa Francisco sempre diz que o bispo tem que ter cheiro de ovelha, no caso, o arcebispo militar tem que ter cheiro militar”, explica.

Na manhã de quinta-feira o Regimento Tiradentes realizou uma Formatura em recepção a comitiva e logo após foi celebrada uma Santa Missa na Igreja de São Francisco de Assis. Dom Célio de Oliveira Goulart esteve como concelebrante. “Essa presença pastoral é para confirmar na vida dos nossos militares a figura de pai e pastor, que está junto e caminha conosco”, destaca padre Renato Alves Rodrigues, primeiro-tenente capelão do Exército em Juiz de Fora.

Durante a homilia, Dom Fernando destacou o significado de liberdade e levantou situações corriqueiras vem ocorrendo no Brasil. “A situação que estamos vivendo no país, seja na crise ou nos valores que vem se dissolvendo, precisa ser levantada. A presença de Dom Fernando, vem para encorajar, não apenas militares, mas toda a população. Dá mais esperança”, destaca o major do Rio de Janeiro, padre Marcelo Sousa, que veio acompanhando o arcebispo.

O Ordinariado Militar do Brasil é uma Circunscrição Eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, subordinada diretamente à Santa Sé, que participa do Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A Sé episcopal está na Catedral Militar Rainha da Paz, na cidade de Brasília, Distrito Federal.