Arquiconfraria de São João del-Rei celebra 800 anos da Ordem Mercedária

O ano de 2018 é uma data importante para a Ordem dos Mercedários com a celebração de seus 800 anos de fundação. O Ano Jubilar, que iniciou dia 17 de janeiro e será concluído no dia 17 de janeiro de 2019, reforça o carisma iniciado por São Pedro Nolasco em agosto de 1218, em Barcelona.

Segundo a tradição, a Virgem Maria apareceu a ele, dando-lhe a missão de libertar os cristãos cativos, transformando o trabalho que já fazia numa ordem religiosa chamada Ordem da Virgem Maria das Mercês da Redenção dos Cativos de Santa Eulália de Barcelona. Uma ordem que chegou em São João del-Rei em 1740, intensificando com a chegada da congregação no início do século XX para o serviço de saúde no Hospital Nossa Senhora das Mercês.

Para celebrar tamanha festa, a Arquiconfraria das Mercês convida a todos para uma celebração festiva na próxima sexta-feira, 10, ás 18h30, com uma pequena procissão com a imagem de São Pedro Nolasco, fundador da Ordem Mercedária, saindo da Igreja da Mercês em direção à Catedral, onde haverá missa em ação de graças, e, seguida, novena de Nossa Senhora da Boa Morte.

23 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).