Artista expõe obras sobre locomotivas a partir desta sexta-feira, 29, no Memorial

Tem início nesta sexta-feira, 29, no Memorial Dom Lucas Moreira Neves, a exposição “Locomotivas: Bitola 76”, com 17 obras de Divino Silva, ilustrando uma “viagem ao tempo”, pela memória significativa do transporte em São João del-Rei. A inauguração acontece às 20 horas.

Segundo o artista, a inspiração das obras vem da sua relação com as locomotivas desde a infância. “Eu sou apaixonado desde pequeno. Quando ouço o barulho sempre me recordo de momentos da minha infância. Ela mexe com nossa memória”, explica.

E não foi apenas a paixão pelo transporte que moveu o trabalho de Divino. Em meio a pesquisas, ele se aprofundou na histórico do tema e na especificidade da Bitola 76, única no mundo, segundo o artista. “Foram cerca de seis meses de produção, recordando o trajeto entre São João del-Rei e Tiradentes, na Bitola 76. O único lugar que tem essa proporção é aqui”, explica.

Para quem quiser conferir a exposição, o evento é gratuito e será exibido na Fundação Memorial Dom Lucas, situada na Rua Getúlio Vargas, 52. O horário de funcionamento é de terça à sexta-feira, a partir das 9h até 12h e, aos finais de semana, a partir das 8h até 12h. A exposição ficará disponível para visitação até o dia 5 de agosto.

 

23 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).