Bispo e Secretário de Pastoral participam da Assembleia do Leste 2

Com o tema “Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários”, terminou nesta quinta-feira, 16, a Assembleia Regional de Pastoral do Leste 2 (Minas Gerais e Espirito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O evento teve início na terça-feira, 14, e contou com a presença do bispo de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart, e do secretário diocesano de pastoral, Cláudio Guimarães.

O encontro reúne, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), cerca de 180 participantes entre bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, representantes de presbíteros, leigos(as), coordenadores de catequese, agentes e lideranças de pastorais, movimentos e organismos que atuam nas (arqui)dioceses do Leste 2.

No evento, os participantes puderam refletir sobre o tema central com a asssessoria do presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB Nacional, dom José Antônio Peruzzo. A partir da metodologia ver, iluminar e agir, dom Peruzzo apresentou o Documento 107 da CNBB: Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários e falou dos desafios e perspectivas da Iniciação à Vida Cristã hoje. A programação contou ainda com momentos de partilha de experiências, Projetos e apresentação de pistas para estudos.

Seguindo o pedido do Papa Francisco

Celebrando o Dia Mundial dos Pobres, os participantes do evento puderam testemunhar o pedido do papa na noite de quarta-feira, 15. Reunidos no Santuário Nossa Senhora da Conceição, no bairro Lagoinha, bispos, presbíteros e leigos celebração a eucaristia e fizeram a experiência da partilha.

Após a celebração, o arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo, conduziu um momento especial de comunhão e partilha organizado Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, para pessoas amparadas pela Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte e pela Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição, instituição da Arquidiocese que ampara pessoas em situação de rua e portadores do vírus HIV/AIDS privados do convívio familiar.

Informações: CNBB/Leste 2

 

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).