Bispo Diocesano de São João del-Rei

8

Dom Célio de Oliveira Goulart é natural de Piracema. Nasceu em 14/09/1944. Fez seus estudos de filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS) e no Convento Santa Maria dos Anjos, em Betim (MG). Já o curso de teologia foi feito no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG), e no Instituto de Teologia da PUC-Minas, em Belo Horizonte (MG).

Em 12 de julho de 1969 foi ordenado padre pela Ordem dos Frades Menores (OFM). Em agosto de 1998 foi nomeado bispo da diocese de Leopoldina (MG) e adotou como lema “A cruz é a força de Deus”. Em 2003, foi transferido para a diocese de Cachoeiro do Itapemirim. De 2003 a 2007, foi presidente do Regional Leste 2 da CNBB (estados de Minas Gerais e Espírito Santo) e membro do Conselho Permanente da CNBB.

Dom Célio tomou posse como bispo da diocese de São João del-Rei no dia 17 de julho de 2010.

8.8

O Brasão sintetiza o programa de vida e as metas que o Bispo deseja atingir e realizar na sua missão pastoral em favor do Povo de Deus. Cada figura do Brasão possui seu particular simbolismo assim:
1 – CHAPÉU e FRANJAS: Símbolo da dignidade episcopal, entendida como serviço á comunidade Diocesana da qual o Bispo é pastor. As franjas, com doze pontas, lembram os dozes apóstolos, alicerces da igreja.

2 – A CRUZ, como suporte do estandarte: é a CRUZ de CRISTO que sustenta e direciona a ação evangelizadora do Bispo.

3 – A LETRA T: é o TAU, a Cruz de São Francisco, lembrando a origem do Bispo, seu nascimento em 14 de setembro, dia da Exaltação da Santa Cruz, como também a Província Franciscana da Santa Cruz, sua Província de origem.

4 – RAIOS DE LUZ, iluminando a CRUZ, significando que a VIDA, a RESSURREIÇÃO passam pela CRUZ. A FORÇA DE DEUS sempre passa pela CRUZ.

5 – A ÁGUA e o PEIXE – representando as cidades de Piracema (a subida do peixe, etimologia indígena ), onde nasceu o Bispo, e Pirapora ( o salto do peixe, etimologia indígena ), cidade de sua Ordenação Episcopal, onde fora Pároco. O PEIXE é alimento para todos. JESUS CRISTO é também simbolizado pelo PEIXE , alimento eucarístico para todos.

6 – DÍSTICO – Lema do Brasão, princípio da ação pastoral do BISPO: CRUX DEI VIRTUS EST ( A CRUZ É A FORÇA DE DEUS ), baseado em 1 Cor 1,18. Que as dores e os sofrimentos da vida sejam iluminados pela luz da Ressurreição.