Entre os dias 6 e 15 de abril, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart, estará participando da 54º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O evento, que será realizado em Aparecida/SP, contará com a presença de mais de 320 bispos ativos e eméritos, dos dezoito regionais da CNBB.

Este ano, o tema central será “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz no Mundo”. Entre os temas prioritários previstos estão a “Liturgia na Vida da Igreja”, a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a conjuntura político-social, a mensagem “Pensando o Brasil: crises e superações” e as mudanças do quadro religioso no país.

“É um momento importante para avaliarmos nossa caminhada pastoral em todo Brasil, além de possibilitar um convívio com bispos de variadas regiões, trocar experiência e estudar, deforma conjunta, documentos que definem posturas pastorais”, explica Dom Célio.

 

20160329-a1-2Pensando o Brasil

Na Assembleia, será preparado um novo volume da série Pensando o Brasil, que apresenta a visão do episcopado brasileiro acerca de temas da realidade do País.

“Por estarmos em Aparecida, lugar oportuno para sentirmos a presença da Mãe na vida nossa de Brasil, vamos colocar pedidos a virgem Maria, para que haja um discernimento entre nossas lideranças políticas e jurídicas. Para que não estimulem provocações, indiferenças e rebeliões em geral”, frisa Dom Célio.

 

Sessões de trabalho

A 54ª Assembleia Geral da CNBB iniciará no dia 6, às 7h30, com uma missa no Santuário Nacional de Aparecida. A cerimônia de instalação da AG acontecerá no mesmo dia, às 9h15, no auditório do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho e será aberta à imprensa. Os trabalhos da Assembleia serão desenvolvidos em quatro sessões. O retiro dos bispos começará no dia 9 de abril, às 15h30, e terminará no domingo, 10, às 12h, com uma missa no Santuário de Aparecida.

O pregador será o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi.  No dia 12 de abril, terça-feira, às 18h, haverá sessão solene ecumênica. A cerimônia de encerramento da Assembleia será realizada no Centro de Eventos, no dia 15 de abril, às 10h30.

Informações: CNBB

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).