Campanha da Fraternidade é tema de reunião do Clero Diocesano

Na manhã da última quarta-feira, 07, sacerdotes da Diocese de São João del-Rei se reuniram na Casa de Pastoral São Tiago para mais uma reunião do clero diocesano. Abordando a temática da Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e superação da violência”, o encontro contou com momentos de oração, palestra, reflexão e partilha de informações.

A reunião, como de costume, iniciou na capela da Casa de Pastoral. O momento foi destinado para orações, leituras bíblicas, reflexões e preces. Conduzida pelo administrador diocesano, padre Dirceu Medeiros, o momento foi, também, de recordação da figura de Dom Célio Goulart, que tanto trabalhou e zelou pelo clero e toda a Diocese.

Em seguida os sacerdotes se dirigiram para o Auditório Dom Delfim Ribeiro Guedes, onde foram dados os avisos e o planejamento diocesano para o primeiro semestre. Padre Dirceu, juntamente com o Colégio de Consultores, informaram os procedimentos que devem ser tomados neste período de Sé Vacante, quando a cadeira (Cátedra) do bispo está vaga.

Após os avisos, a palavra foi transferida para o secretário executivo do Regional Leste 2, padre Roberto Marcelino, que conduziu uma breve formação sobre a temática da campanha da Fraternidade 2018. Teólogo e psicopedagogo, o sacerdote destacou as formas de trabalhar o tema da violência e da da cultura da paz nas comunidades. “O tema propõe superar a violência, com a cultura da paz, através dos irmãos. Um verdadeiro irmão compreende o significado do amor, seja na família nuclear, comunidade ou Igreja. Família criada na semelhança de Deus jamais poderá gerar violência. É um assunto que tem que ser falado nas celebrações da palavra, catequese, na comunidade em si”, destaca.

O encontro reuniu um grande número do clero diocesano, com representantes de quase todas as paróquias do território. Orações e almoço findaram a programação.