Capela ganha nova imagem da padroeira e celebra festa neste sábado, 15

Desde o resgate da festa em honra à Nossa Senhora das Dores no ano passado, após 70 anos sem a realização, a Santa Casa de Misericórdia vem reforçando e propagando, cada vez mais, a devoção à padroeira. Em meio a missas, tríduo e apresentações musicais, a programação deste ano contou ainda com a aquisição e benção de uma nova imagem. Uma retratação da Virgem Dolorosa.

Escupida em cedro, no tamanho natural, a imagem de roca é de autoria do artista são-joanense Fernando Pedersini. Segundo ele, o convite partiu no período da Semana Santa, após a exposição de imagens promovida na capela. Esta é a primeira titular que ele esculpe para um templo da cidade. “A inspiração veio da minha devoção ao título de Nossa Senhora das Dores. Fiquei feliz com o convite. Empolgado. Parece que ela está nos amparando, que vai juntar a gente do chão e dar um abraço”, explica, remetendo a posição das mãos, expressa na imagem.

Para associar ao estilo arquitetônico da capela, Neogótico, Pedersini manteve um cuidado na retratação. “Busquei diferenciar das imagens barrocas, que são mais ‘cheinhas’. Procurei trabalhar a imagem de uma mulher magra, alongada, com o rosto mais fino”.

“É uma imagem belíssima. Com o resgate da movimentação da capela sentimos a necessidade de adquirir uma nova imagem, já que dependíamos de empréstimos para as demais celebrações. Ficamos muito felizes com o resultado. Embelezará, ainda mais, a nossa festa”, explica um dos organizadores, Altamir Arcânjo Zanetti.

Para o dia 15, data dedicada ao título mariano, está previsto missa, às 17 horas, seguido de procissão, hino de ação de graças e benção do Santíssimo Sacramento.

Inaugurada em 1918, a Capela de Nossa Senhora das Dores, pertencente a Santa Casa de Misericórdia e abriga riquezas sacras, principalmente em vitrais.

23 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).