Catequista, uma vocação para a vida toda

Ser catequista não é uma profissão, mas uma vocação, é o que afirma o Papa Francisco em uma mensagem divulgada em julho de 2017 para o Simpósio Internacional sobre Catequese, em Buenos Aires. Ser catequista é uma vocação de serviço na Igreja que se encontra espalhada em meio a toda ação da comunidade. É um dom recebido do Senhor e com alegria transmitido.

O fundamento do catequista está enraizado na vocação cristã. No sacramentos do batismo e Crisma, quando se compromete em colaborar no anúncio da Palavra de Deus. Um sim que muda a vida, não só do catequista, mas de todos aqueles que se fazem seus catequizandos.

Há 64 anos padre José Bittar conhecia sua catequista. Fervorosa e criativa, dona Irene Sacramento adentrava a vida do sacerdote, na época, com 05 anos. Amiga da família, dona Irene soube educar Bittar nos preceitos da fé cristã, complementando os ensinamentos dos pais, os primeiros catequistas. Surgia ali uma relação que atravessaria décadas.

O dia do catequista foi marcado com café e muita conversa na casa de Dona Irene, hoje, com quase 90 anos. O visitante não era mais aquele menino franzino, mas o padre, pároco da paróquia de Matosinhos, mantendo firme a amizade e as visitas corriqueiras.

“Dona Irene marcou presença em toda a minha vida. Seus ensinamentos, palavras, dinamismo e sua arte. Ela, cheia de fé, de vibrações, afetos. E sempre foi assim, desde o começo da minha vida”, recorda o sacerdote.

Em um dia que se celebra tal vocação, como não recordar das diversas Irenes que se encontram em nossa diocese. Muitas acreditam que fazem pouco, que serão, talvez,  esquecidas. “O catequista pensa que passa despercebido, mas se engana. Todos nós trazemos não só a gratidão no coração, mas testemunhamos a fé e a certeza de um caminho melhor”, reflete padre Bittar.

23 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).