Católicos guardam pão no dia de Santo Antônio como sinal de fartura

Centenas de devotos participam das missas que estão sendo realizadas em vários horários nesta terça-feira, 13, em Paróquias da Diocese de São João del-Rei. Celebrando a festa de Santo Antônio de Pádua, os fiéis vão às igrejas, fazem pedidos, agradecem os já realizados e aproveitam para levar o “pão bento” para casa. A tradição diz que este pão representa a fartura para quem o guarda junto com os alimentos.

“Eu pego para colocar nas latas de mantimento. Aprendi com minha avó que Santo Antônio protege a dispensa e não deixa faltar alimento na casa”, explica Rosimeire Rios que deposita o alimento dentro das latas de arroz e feijão.

Aos 68 anos Antonieta Carvalho vê no alimento abençoado como símbolo de proteção contra doenças graves. “Aprendi que quem comia um pedaço do ‘pãozinho de Santo Antônio’ com muita fé, ficava livre de doenças”, destaca.

Assim como Antonieta, Menaide Teixeira tem muita fé na intercessão do santo. Devota, a são-joanense acordou bem cedo para participar da missa na capela, no centro da cidade. “A fé é que me leva acreditar na intercessão deste grande Santo, que deixou o exemplo de caridade e força no anúncio e na prática do evangelho. Eu coloco um pedaço de pão nas latas de mantimento. Peço à Santo Antônio que interceda junto ao Pai para que nunca falte o alimento na minha mesa e a partilha do pão em todas as mesas”.

E tem todo um processo diante do alimento abençoado. “Eu divido o pão em pedaços e dou a todos da minha família. Peço à Santo Antônio sua intercessão para que nunca falte o pão alimento espiritual, o trabalho, a união e o amor fraterno”, explica Teixeira.

Sobre o início dessa devoção, padre Ademir Longati explica que vem da própria devoção popular, associada com os exemplos de vida do santo. “Ele já trazia em sua história a caridade com o pobre. Distribuía alimentos aos mais necessitados. Mas quem começou mesmo com os ‘pãezinhos’ foi uma senhor francesa, em 1890, que impossibilitada de abrir a fechadura de sua mercearia invocou o auxílio de Santo António, de quem era extremamente devota, e prometeu que, se fosse possível abrir a porta, ofereceria alguns quilos de pão aos mais necessitados das redondezas. Logo que se tentou de novo abrir a porta, a chave rodou”, explica o sacerdote.

Até hoje na devoção popular o “pãozinho de Santo Antônio” é colocado, pelos fiéis , com a fé de que, assim, nunca lhes faltará o de que comer. “Tudo aquilo que desperta a solidariedade agrada Santo Antônio. Além de ser uma maneira curiosa, a tradição é uma forma do ser humano ir ao encontro de Deus”, destaca.

Igreja no centro de São João del-Rei recebeu devotos do santo desde as 07 horas da manhã para fazer orações, pedidos e agradecimentos.

Na Diocese de São João del-Rei, são várias as Paróquias que promovem festejos em honra ao santo. Padroeiro das paróquias de Tiradentes, Itutinga, Lagoa Dourada e Rio das Mortes, Santo Antônio recebe diversas homenagens, procissões e celebrações de missas. Veja: