Cena comovente da morte de Cristo é retradada em Paróquias da Diocese

Fotografias de Lucas Silveira

04Olhar atento, coração aberto. Esta era a cena em muitas Paróquias da Diocese de São João del-Rei na noite da última sexta-feira, 25, dia da Paixão de Cristo. Titulada como “Descendimento da Cruz”, a cerimônia paralitúrgica é conduzida por um pregador que, com atualidade, reflete a tocante cena com ações corriqueiras da atualidade. Este ano, no centro de São João del-Rei, a cena foi narrada por Dom Célio de Oliveira Goulart.

Com o Largo das Mercês repleto de fiéis, o bispo de São João del-Rei conduziu o Sermão do Calvário03Em suas palavras,  ele falou sobre o amor e a importância do perdão e da aproximação com aqueles que “tratamos com indiferença”. Dom Célio exemplificou casos de amigos e familiares que vivem com ódio, rancor, e não procuram por uma solução. “A cruz não é um amuleto, enfeite. A cruz é para que eu diga: quero me identificar com Jesus Cristo”, destacou.

A tocante cena foi assistida por mais de 15 mil fiéis, além dos telespectadores da Tv Aparecida, em rede nacional, e da Tv Campos de Minas, em transmissão regional, que puderam acompanhar cada detalhe, na comodidade de sua casa.

06A lua já seguia alta quando, aos poucos, placa, coroa de espinhos e cravos eram retirados da imagem de Cristo na cruz. Interpretando José de Arimatéia e Nicodemos, os padres Geraldo Magela e Ramiro Gregório retiravam os objetos no comando do pregador.

A cena teve seu término com o tocante canto da Verônica: “O Vos Omnes”. Segundo a tradição, Verônica limpou o rosto ensanguentado de Jesus e, ao terminar, o pano teria ficado com a marca do rosto de Cristo.

08Em oração, os cristãos seguiram em procissão pelas ruas da cidade história, acompanhada de personagens bíblicos e ao som das matracas.

Assim como na Paróquia do Pilar, outros lugares também aderem a cerimônia paralitúrgica para uma reflexão maior sobre o mistério da morte de Cristo.

 

Confira as celebrações em algumas Paróquias da Diocese:

 

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).