Centro de Tratamento Oncológico recebe nome de bispo de São João del-Rei

A Santa Casa da Misericórdia de São João del-Rei inaugurou na última sexta-feira, 12, o Centro de Tratamento Oncológico (CTO) Dom Célio de Oliveira Goulart. O evento reuniu médicos, funcionários da Santa Casa, autoridades, sacerdotes e familiares do bispo que recebeu a homenagem.

A cerimônia teve início pela manhã e celebrou um grande momento de união, afinal, boa parte da aquisição do Acelerador Linear e o Aparelho de Braquiterapia veio da Campanha “Contra o Câncer, Eu posso, Você pode” que arrecadou 712 mil reais, totalizando uma parte significativa do valor necessário.

“Hoje o dia é de agradecimento. Um processo que teve início há anos e se conclui para São João del-Rei e região. Uma mobilização de todos, de forma voluntária, para esta evolução no tratamento oncológico”, explica o provedor da Santa Casa, Altamir Arcanjo Zanetti.

Convidado a ser patrono da clínica, Dom Célio de Oliveira Goulart recebeu muitas homenagens durante o evento, fato merecido segundo o oncologista Frederico Escaleira.

“Dom Célio se deu ao máximo para este projeto. Bem antes de imaginar que, um dia, iria precisar deste tratamento. Ele abraçou a causa e se emocionou muito quando o convidamos para ser o patrono, na época, ativo em suas funções. Ele, na sua humildade, disse que não seria merecedor de tamanha homenagem. Agora digo, se não fosse ele, quem iria merecer?”, questiona.

Devido a enfermidade o bispo não pôde comparecer ao evento, mas foi representado pela irmã, Ana Rita Goulart, assim como sua sobrinha Édina Garcias e os padres Dirceu Medeiros, Geraldo Magela e Claudir Trindade.

“Mesmo neste período cercado de tristeza e esperança, com relação a saúde de Dom Célio, a Diocese fica feliz com esta bela e merecida homenagem. Como franciscano sempre demonstrou sua sensibilidade para com o mais pobre, desfavorecido e necessitado, principalmente nestes sete anos à frente da Diocese. Assim como se dedicou à Casa de Recuperação Padre Pedro Teixeira, Dom Célio não poupou esforços para mobilizar os padres e seus paroquianos na campanha de arrecadação. Enfim, um grande homem, simples e sensível para com o outro”, explica Medeiros, vigário geral da Diocese.

O evento teve seu término com a visitação guiada pelas dependências da Clínica. Agora, com o início do funcionamento, o aparelho deve atender cerca de 40 cidades da região que totalizam, aproximadamente, 750 mil habitantes.

23 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).