Cidades da região promovem festa em honra a Imaculada Conceição

Foto: Lucas Silveira

Grande foi o número de manifestações de fé na última quinta-feira, 08, data que a Igreja celebra, com muito júbilo, a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Uma festa tão valiosa que é dia de preceito. Uma forma particular de voltar o olhar dos fiéis para contemplar a Maria Santíssima, aquela que é Toda Santa e Pura. Padroeira de seis Paróquias da Diocese de São João del-Rei, Nossa Senhora da Conceição foi festejada em diversas cidades da região.

Em São João del-Rei, a data foi de grandes festas. Feriado pelo aniversário da história cidade, devotos são-joanenses puderam celebrar a festa mariana em diversos pontos da região. Situada no bairro Colônia do Marçal, a Matriz da Imaculada Conceição esteve repleta de fiéis durante todo o dia. Pela manhã, houve a consagração de dezenas de fiéis segundo o método de São Luiz Maria Grignion de Montfort.

Oração do terço e celebração de Missa embalaram à tarde da quinta-feira. As dezoito e trinta, após a Missa pela família, deu-se início a procissão, recepcionada por benção e canto do “Te Deum”. O cortejo contou com a participação da “Corporação musical São Sebastião”, da vizinha cidade de Santa Cruz de Minas.

Também em São João del-Rei, paróquias como São Francisco de Assis e São José Operário realizaram homenagens a Mãe de Jesus. Em ambas, houve celebração de missa e procissão.

Conhecida pelas esculturas em pedra, Coronel Xavier Chaves, a autêntica Coroas, também é reconhecida pela sua fé e amor a Virgem Maria. Para festejar a padroeira, a comunidade acordou cedo e participou da Santa Missa na intenção de todos os benfeitores da Paróquia.
Na parte da tarde, diversos grupos das comunidades da paróquia chegaram em procissão com a imagem do padroeiro. Missa Solene e coroação da Imagem marcaram a programação.

A cidade de Ijaci amanheceu ao som da Ave-Maria, sinos e fogos. Presidida pelo bispo emérito da diocese, Dom Waldemar Chaves de Araújo, a primeira missa do dia festivo deixou a matriz da cidade repleta de fiéis. Destaque para o coral paroquial que, com grande júbilo, entoaram os cânticos litúrgicos.

A programação contou também com hora do ângelus, oração do terço, Missa Solene e procissão. A Festividade se encerrou com Benção do Santíssimo sacramento.

Modelo de Cidade Presépio, Prados festejou sua Padroeira com muito louvor e alegria. Pela manhã, padre Rodrigo Ladeira, presidiu a celebração da santa missa. O mesmo fez o salesiano, Padre Geraldo Lisboa, que conduziu a celebração solene, abrilhantada pela orquestra “Lira Ceciliana”. Na programação da tarde, houve consagração das crianças à Nossa Senhora, missa festiva, procissão, Benção do Santíssimo Sacramento e canto do ‘‘Te-Deum laudamus”.

Em alusão ao marco de 300 anos da Paróquia, este ano foram realizadas solenidades especiais, como um concerto musical ocorrido na matriz e o lançamento do selo comemorativo.

Com sinos e fogos, a pequena Conceição da Barra de Minas saudava, pela manhã, a Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. Padre Saulo Alves, Pároco da cidade. Durante a tarde, dezenas de féis veneravam, no interior da Igreja, a imagem primitiva da cidade. Consagrações, orações pela família e bênçãos compuseram o momento.
No fim da tarde ocorreu a celebração da missa festiva, benção das velas, coroação de Nossa senhora e procissão. Na chegada, a assembleia entoou o “Te-Deum laudamos” e recebeu a Benção do Santíssimo Sacramento. Houve a posse dos novos membros da Irmandade.

Na terra das famosas cachoeiras a data também foi celebrativa. em Carrancas, missas, bênçãos, homenagens e procissão fizeram parte da programação que terminou na sexta-feira, 09, dedicada a Sagrada família de Nazaré.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).