Clero diocesano participa de retiro espiritual em Cachoeira do Campo

Encerrou na tarde dessa quinta-feira, 29, o Retiro Espiritual do Clero da Diocese de São João del-Rei. O evento, que reuniu bispos e 46 sacerdotes contou com grandes momentos de oração e reflexão espiritual.

Realizado anualmente no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, local situado a 75 km de Belo Horizonte e à 19 km de Ouro Preto, o evento teve a presença de Dom Paulo Antonino Mascarenhas Roxo que conduziu os momentos de reflexão.

Dom Paulo é Bispo Emérito da Diocese de Mogi das Cruzes/SP e tem especialização em Licença em Teologia e doutorado em Teologia Bíblica, ambas pela Universidade Gregoriana (Roma-Itália).

Durante sua reflexão, Mascarenhas abordou temas como Dimensão humana do presbítero, maturidade, fé e espiritualidade. O bispo destacou também a leitura orante da bíblia e a importância de praticar a Lectio Divina. “O retiro foi ótimo graças a Deus. O pregador com 89 anos de idade. Homem lúcido, de fé, de vivência, inteligente, ama o que faz, ama a Santa Igreja é íntimo de Jesus Cristo. Seu testemunho e vivência deixou todos os padres e o nosso bispo cheio de ânimo e alegria. Ficamos com o coração renovado”, destacou padre Pedro Wiemann.

Além das pregações, a programação contou com adoração ao Santíssimo, terço, confissões, missa e laudes. Um destaque para o momento mariano, quando refletiram as sete alegrias de Nossa Senhora e fizeram a consagração. A oração foi em comunhão com o ano temático proposto pela CNBB em comemoração aos 300 anos da aparição da imagem da Mãe de Jesus no Rio Paraíba/SP.

Além do momento mariano, instantes de fé também envolveram os sacerdotes. Conduzido pelos padres Vinícius Campos e Álisson Sacramento, o Momento Penitencial ofereceu uma reflexão para os presbíteros, assim como a “partilha”. Em roda, os sacerdotes conversaram sobre a caminhada sacerdotal.

A cada dia uma missa estava programada e envolveu todos os presbíteros. Celebrantes como padre Antônio Claret, que completa 25 anos de vida sacerdotal, e padre Rodrigo Ladeira, o padre mais jovem, representou os demais.

Em meio aos agradecimentos, padre Odair Carvalho saudou os sacerdotes presentes e manifestou a alegria da participação do bispo pregador, assim como padre Rogério Zanolla manifesta a alegria da participação do bispo diocesano durante todo o retiro. Dom Célio presidiu a celebração de encerramento.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).