Com musicas e danças típicas Ibituruna abre festa em honra ao padroeiro

Com grande alegria, devotos, visitantes e paroquianos da Paróquia São Gonçalo do Amarante, de Ibituruna, se reúnem desse fim de janeiro para celebrar o padroeiro. Com danças típicas da região: folia, calango e congada, a festa ganha proporção maior a partir dessa quarta-feira, 25.

FESTA DO POVO
Durante todos os dias do novenário as danças tradicionais do povo ibiturunense se tornam ponto alto dos festejos. Padres e o povo de Deus soltaram suas vozes para aclamar São Gonçalo e não economizaram no gingado. Destaque deve ser dado ao grande número de visitantes que vão até a pequena cidade para rezar e conhecer esta festa que está cada vez maior.

 

SOBRE O SANTO

Gonçalo de Amarante nasceu no fim do século XII em Tagilde, na freguesia de São Salvador, no distrito de Braga, em Portugal. Sob a orientação do Arcebispo de Braga, Gonçalo se dedicou ao estudo da teologia e ao sacerdócio. Depois de formado, passou 14 anos viajando pela Terra Santa, no Oriente Médio, e depois voltou para Portugal, onde se retirou como eremita na região de Amarante.

São Gonçalo morreu em 10 de janeiro de 1259 (ano incerto) na sua singela cabana de orações. O santo foi sepultado neste mesmo local, onde se construiu um grande mosteiro em sua homenagem.