Comunicação de mãe para filho

Foto: Lucas Silveira

Comunicação significa partilhar, tornar comum, participar algo. São partes igualmente importantes tanto aquele que fala e quanto aquele que recebe. No âmbito familiar a comunicação ganha especial importância e complexidade principalmente no que se refere a pais e filhos.

O diálogo entre os familiares deve começar bem cedo, logo na gestação do filho. Neste momento, tanto a mãe quanto o pai devem estimular a relação e fortalecer o vínculo da família através da comunicação. Assim, as crianças ainda pequenas sentem necessidade de atenção, de serem ouvidas, o que vai aumentando na medida em que as crianças vão crescendo e se tornando adultas. As habilidades de falar e ouvir devem ser trabalhadas como elementos fundamentais para a saúde da família.

Comunicar não é uma habilidade óbvia nem inata para a maioria das pessoas. Para uma boa comunicação entre pais e filhos é necessário ter tempo, olhos nos olhos, estar atento ao sentimento do outro, a expressão corporal e facial, palavras gentis e delicadas, e, acima de tudo saber ouvir. O diálogo na família é antes de tudo um ato de amor, e por isso deve ser sempre cultivado.

COMPARTILHAR
Departamento de comunicação