Comunicadores católicos vivenciam dia de espiritualidade em Juiz de Fora

Jornalistas, comunicadores e agentes da Pastoral da Comunicação de diversas paróquias da Província Eclesiástica de Juiz de Fora e da Rádio Catedral estiveram reunidos para um dia de recolhimento espiritual. O encontro aconteceu no último sábado, 22, nas dependências da Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Bonfim, em Juiz de Fora, cujo pároco é também o Vigário Episcopal para Educação, Comunicação e Cultura, Padre Antônio Camilo de Paiva.

Os participantes, que somaram cerca de 40 pessoas, foram acolhidos às 8h para o credenciamento e o café da manhã. Em seguida, tiveram um momento de oração com o orientador do encontro, Padre Sérgio Luiz e Silva. Ele aproveitou para falar sobre a sua ligação com a comunicação na Igreja, tendo 24 anos de experiência no rádio, alguns livros publicados e uma verdadeira paixão pela Pastoral da Comunicação.

Com o tema “Comunicadores católicos, mensageiros da Verdade”, em consonância com o tema do 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, “Fake News e jornalismo de paz”, o evento proporcionou momentos de reflexão e debates acerca do assunto, com leitura de textos utilizados como fontes de inspiração. Foi um momento de espiritualidade, em que a proposta era que os próprios comunicadores parassem por um tempo e se desconectassem para estarem, de fato, voltados para Deus.

Segundo padre Sérgio, toda a nossa comunicação deve ser baseada na Verdade, uma comunicação que nos conduza a uma vida mais plena, seja em sociedade, em família e também pessoal. “O encontro de hoje visa uma experiência em que cada um possa se confrontar com a sua própria verdade, afim de que possamos anunciar Jesus Cristo de uma forma mais eficaz”, explica.

Padre Antônio Camilo destacou o compromisso do comunicador com a verdade, tendo em vista o atual período em que notícias falsas são divulgadas a todo momento. “Hoje nós vamos refletir sobre a espiritualidade do comunicador católico, que não cede à pressão das Fake News. Um jornalista é um ser religioso, e quando ele anuncia a verdade dos fatos, ele está anunciando também a Jesus Cristo”.

O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, passou pelo encontro e disse que a espiritualidade deve reger o ofício dos comunicadores católicos. “Nós temos um diferencial no trabalho de Jornalismo, de Comunicação: somos pessoas que creem em Cristo, então nosso compromisso é com a verdade”. Dom Gil também é o bispo referencial para a Comissão de Comunicação e Cultura do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O retiro dos comunicadores foi encerrado com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, seguido de Celebração Eucarística.

Informações: arquidiocesejuizdefora.org.br/

Colaboração: Leandro Novaes