Comunidade festeja Menino Jesus de Praga em São João del-Rei

Prossegue as festividades em honra ao menino jesus de Praga, no bairro Pio XII, em São João del-Rei. Até o próximo sábado, 11, haverá celebrações, missas e novena preparatória. O tema para reflexão deste ano é “O Menino Jesus ensina-nos a amar”. O ápice da festa será domingo, 12, com missa e procissão. Confira a programação completa:
Devoção

O Menino Jesus de Praga é famosa imagem de Jesus menino venerada na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, em Praga, República Checa.

Acredita-se que a imagem tenha sido esculpida no século XVI na Espanha, em um mosteiro entre Córdoba e Sevilha, como uma cópia de uma outra estátua do local. Ali foi adquirida por Doña Isabela Manrique de Lara y Mendoza, que a deu como presente de casamento à sua filha Maria Manrique de Lara, quando esta desposou o nobre checo Vojtech de Pernstejn. Mais tarde a imagem foi transmitida à geração seguinte também como dote de casamento, quando sua filha Polyxena casou-se em primeiras núpcias com Vilem de Rozumberk. Permaneceu na posse de Polyxena até sua morte, quando foi doada aos Carmelitas Descalços de Praga, sendo instalada no oratório do seu mosteiro, onde recebia homenagens especiais duas vezes ao dia.

Com a eclosão da Guerra dos Trinta Anos as devoções foram suspensas, e em 15 de novembro de 1631 as tropas de Gustavo Adolfo da Suécia tomaram as igrejas da cidade. O mosteiro foi saqueado pelos soldados protestantes e a imagem do Menino Jesus foi lançada em um monte de entulho detrás do altar. Ali permaneceu até ser reencontrada em 1637, com os braços quebrados. Depois de seu restauro foi reentronizada e voltou a receber a devoção dos fiéis, sendo coroada pelo Bispo de Praga em 1655, evento que é relembrado anualmente por uma missa festiva no dia da Ascensão.

A estatueta tem 47 cm de altura e é feita de cera, com um núcleo de madeira. Os devotos têm ao longo do tempo ofertado muitos vestidos ricamente bordados, que são trocados ocasionalmente. Sua fama de produtora de milagres data desde quando ainda pertencia à família espanhola, e os prodígios que operaria, segundo os que creem, não cessaram de se multiplicar até o presente, tornando-se uma devoção extremamente popular não só na cidade, mas se espalhando por todo o mundo católico. A imagem vem sendo disseminada largamente através de réplicas e folhetos impressos. Anualmente milhares de peregrinos vão a Praga prestar suas homenagens a Jesus sob esta invocação, pedir graças e agradecer outras já recebidas, e em muitos lugares foram fundados debaixo de sua proteção templos e grupos de oração.