Comunidade promove festa a Santa Efigênia em SJDR

Aclamada como protetora contra incêndios, padroeira dos militares e auxiliadora de quem precisa da casa própria, Santa Efigênia será festejada a partir desta quinta-feira, 14, na comunidade da Paróquia São Francisco de Assis. Com o tema “Santa Efigênia, mulher de fé, nos ensina, a exemplo de Maria, a sermos testemunhas da vida nova em Cristo”, a programação contará com celebrações de missa, tríduo preparatório e procissão. Veja:

Sobre a Santa

Segundo a tradição, Santa Efigênia (a primeira santa africana) era filha do rei da Etiópia, Eglipo e da rainha Ifianassa e foi dedicada a Deus por Mateus, o Evangelista.

Quando Hirtacus sucedeu o pai da santa no poder, o então soberano prometeu que daria metade de seu reino ao apóstolo caso persuadisse a filha do falecido monarca a se casar com ele. Mateus, então, convidou o rei a acompanhar a missa de domingo. Aproveitando que ele ali se encontrava, explicou-lhe que não poderia permitir que a jovem virgem firmasse matrimônio com ele, pois ela fora consagrada ao Senhor. Enfurecido, Hirtacus então mandou seus homens matarem Mateus aos pés do altar, o que o transformou num mártir da fé cristã.

Ainda descontente com a morte de Mateus, o rei tentou destruir a casa de Efigênia, incendiando-a. Entretanto, o apóstolo apareceu e expulsou as chamas do lugar, voltando-as em direção ao palácio real. Completando o castigo divino, o filho de Hirtacus foi possesso pelo demônio e ele próprio contraiu lepra, vindo logo a se matar.

Então, o povo aclamou o irmão da santa como seu rei. Ele reinou por setenta anos e foi sucedido por seu filho, que, por sua vez, mandou construir pela Etiópia muitas igrejas cristãs.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).