Comunidade rural festeja Santo Antônio

A comunidade rural do Carvoeiro, celebrou seu padroeiro, Santo Antônio, no último domingo, 09, com missa festiva e procissão. A devoção ao Santo foi mais uma vez foi comemorada pelos fiéis e devotos nessa comunidade que pertence a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

A comunidade foi criada no ano de 1929, situando-se no Elvas, zona rural de São João del Rei. A comunidade tem como padroeiro Santo Antônio, cuja festa se comemora no 1º Domingo de Julho.

Santo Antônio do Carvoeiro ganhou este título devido à origem de sua historia com a Comunidade. Em 1919 a imagem de Santo Antônio foi encontrada pelo senhor Firmino Antônio de Paula, no município do Ribeirão do Elvas (Pitangueiras). Firmino construiu, então, um Cruzeiro e um imédia de adobo para celebrar as primeiras missas campais, no ano de 1929, pelo então padre de Ibertioga, padre Gustavo. O mesmo padre foi o primeiro a celebrar na Igreja construída pela comunidade no ano de 1939. Nesta época a Igreja era alcançável somente a cavalo ou a pé. Posteriormente padres Salesianos continuaram a dar assistência, até que se tornou uma comunidade da Paróquia de Matosinhos.

Em 1957, sob a administração dos irmãos Levinho e Alcindo Vital, foi construída a nova Igreja que se conserva até hoje. Atualmente, devido à emigração dos antigos moradores para a cidade, a Comunidade ficou despovoada, mantendo somente as missas nas festividades e algumas outras missas ao longo do ano.

Fotos e texto: Adriana Assis / Pascom Matosinhos

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).