Corpo de Dom Célio é velado em Catedral de São João del-Rei

Os sinos de São João del-Rei amanheceram em tom diferente nesta sexta-feira, 19. Nos “dobrados” do símbolo religioso a transmissão da notícia fúnebre: o bispo de São João del-Rei faleceu. Dom Célio de Oliveira Goulart tinha 73 anos e vinha lutando, desde dezembro de 2016, contra um câncer de pâncreas. O religioso tomou posse como bispo da Diocese de São João del-Rei no dia 17 de julho de 2010.

Logo pela manhã o clero diocesano encaminhou uma nota, já informando a programação do velório e sepultamento. O corpo do religioso chegou na Catedral Nossa Senhora do Pilar às 07 horas, onde permanecerá até a manhã de sábado, 20. Até o momento, milhares de pessoas passaram pelo templo para manifestar carinho ao pastor diocesano.

Pela manhã, duas missas foram realizadas, sendo a última, às 11h30, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. “Este é um momento de fé. De expressar que a morte não tem poder sobre nós. Que acreditamos na ressurreição“, explica o arcebispo durante a homilia.

Segundo o vigário geral da Diocese, padre Dirceu Medeiros, o sentimento é de tristeza, mas, também, de alívio. “Ao mesmo tempo que sentimos a perda deste grande amigo, um ser simples, um bom pastor, ficamos aliviados por não o ver sofrendo ainda mais. Sem dúvida é uma perda irreparável para a Diocese. Mesmo nos seus últimos momentos ele demostrou seu ensinamento, sua serenidade e sua aceitação diante do sofrimento”, expressa o sacerdote.

Durante todo o dia o templo esteve aberto para visitas. No fim da tarde, as 19 horas, haverá mais uma celebração da Santa Missa. A programação prossegue até a manhã de sábado, 20, com Missa de Exéquias (conhecida como “corpo presente”) ás 10 horas. Em seguida, o corpo será transladado para a cidade de Itaúna.

O sepultamento ocorrerá no domingo, 21, após a missa das 10 horas na Matriz de Sant’Ana. Dom Célio será sepultado no Cemitério Central, no jazigo da família, junto de seus pais.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).