Curso de Gestão Eclesial reúne Província Eclesiástica em Juiz de Fora

Teve início nesta segunda-feira, 07, no auditório da Cúria Arquidiocesana de Juiz de Fora, a Formação Permanente para o clero da arquidiocese com o tema “Da Gestão Eclesial ao despertar pessoal para uma Atitude Profissional”. O curso, que trabalha a temática da gestão eclesial, conta com a participação do clero, seminaristas, leigos e funcionários administrativos que atuam nas paróquias das três dioceses que integram a Província Eclesiástica de Juiz de Fora composto também por Leopoldina e São João del-Rei.

O curso é resultado de uma parceria entre a Arquidiocese de Juiz de Fora em conjunto com a Faculdade Dehoniana de Taubaté. As dez conferências que integram este curso estão sendo ministradas pelos professores Padre Daniel Aparecido de Campos, scj, Elisete Dias Raposo Ribeiro e André Luiz Freitas Guimarães.

Representando a Diocese de São João del-Rei estão presentes oito padres, quatro seminaristas da Teologia e funcionários administrativos da Diocese. O Administrador Diocesano, Padre Dirceu de Oliveira Medeiros, que também participa deste curso, ressalta a importância deste aprendizado para a vida administrativa de nossas paróquias.

“É uma oportunidade ímpar para nós nos qualificarmos e aprendermos um pouco mais sobre gestão eclesial. É crescente a exigência em relação às paróquias e dioceses. Os órgãos governamentais têm exigido bastante na parte contábil e nós queremos, então, dar uma resposta adquirindo conhecimento; procurando aprofundar esse tema tão importante para gerir os bens temporais da Igreja com honestidade, transparência e eficiência”, explica o sacerdote.

Padre Dirceu aproveitou para agradecer a presença de todos os representantes da Diocese e destacar a importância de abordar este assunto junto às paróquias e comunidades. “Agradeço a todos e naquilo que nós pudermos recolher como conhecimento e experiência, seremos multiplicadores junto às demais paróquias e aos padres de nossa Diocese”.

Para Adriana Sousa, funcionária da Paróquia São José Operário, em São João del-Rei, este curso traz um aprofundamento dos conhecimentos na área administrativa, principalmente no setor canônico. “Como funcionária desta área, a participação neste curso é de total importância para o enriquecimento da profissão, principalmente no auxílio à paróquia no que diz respeito às regulamentações necessárias”.

Daniel Josino, seminarista da Teologia, entende a importância deste curso de gestão eclesial como algo de bastante relevância para sua formação sacerdotal. Para o seminarista, “é de suma importância, neste processo de formação, conscientizar-se sobre as especificidades físicas e civis de uma paróquia. Precisamos estar atentos aos avanços da atualidade, a fim de ordenar melhor a vida paroquial. Agradeço à minha diocese a oportunidade de estar participando deste curso”.

O curso de gestão eclesial termina na noite desta terça-feira, 08. A programação será encerrado na manhã de quarta-feira, 09, com a reunião do clero da Arquidiocese.

Colaboração: Lucas Alerson