Devoção a Nossa Senhora do Rosário reúne fiéis no fim de semana

“O Rosário é minha oração preferida. Oração maravilhosa em sua simplicidade e em sua profundidade. Nesta oração repetimos muitas vezes as palavras que a Virgem Maria escutou da boca do anjo e de sua prima Isabel. A estas palavras toda a Igreja se associa”, estas foram as palavras de São João Paulo II ao falar da oração mariana, associada ao título da Mãe de Jesus celebrado no último sábado, 07. Em algumas paróquias houve missa e procissão. neste fim de semana.

Em Santa Cruz de Minas, houve demostração popular por parte de grupos de congo. Aclamada como “Mãe dos Negros”, Nossa Senhora do Rosário recebe grandes homenagens por parte do grupo folclórico, principalmente o da pequena cidade, que carrega o nome da virgem. Celebrações de missas e procissão também marcaram a programação.

Já na cidade de Prados, os fiéis se reuniram na Matriz de Nossa Senhora da Conceição para o momento festivo. De lá os fiéis partiram em procissão para a pequena igreja do Rosário.

Em São João del-Rei a programação toma conta de todo o mês de outubro. Todos os dias, às 18 horas, acontece missa, Exposição do Santíssimo Sacramento, recitação do terço e benção. No dia 31, terça-feira, haverá missa as 07h e 18 horas, sendo a última seguida de procissão.

Sobre o Rosário

Rosário significa “coroa de rosas”. Foi definido por São Pio V como “um modo muito piedoso de oração, ao alcance de todos, que consiste em ir repetindo a saudação que o anjo fez a Maria; intercalando um ‘Pai Nosso’ entre cada dez ‘Ave Marias’ e tratando de ir meditando enquanto isso na vida de Nosso Senhor”.

Informações: acidigital.com

Fotografias de Clélia Miranda (Prados) e Ismair Januário (SCM)

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).