Devotos de todas as idades celebram o dia da Imaculada Conceição

Grande foi o número de manifestações de fé na última sexta-feira, 08, em que a Igreja celebra, com muito júbilo, a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Uma forma particular de voltar o olhar dos fiéis para contemplar a Maria Santíssima e se consagrar aos cuidados da Mãe de Jesus. Padroeira de seis Paróquias da Diocese de São João del-Rei, Nossa Senhora da Conceição foi festejada em diversas cidades da região.

Teve gente que amanheceu cedo para fazer suas orações e agradecimentos. “Hoje o dia é especial. Lembro dos ensinamentos dos meus pais, de devoção à Nossa Senhora. Fui criada assim e quero incentivar meus filhos e netos no mesmo caminho. Ela me ajudou com a cirurgia nas vistas. Sou muito grata a ela”, expressa Dona Vanir de Melo Figueiredo, aos pés do andor com a imagem mariana.

E se engana que pensa que a prática devocional é, apenas, para os mais velhos. Foram muitas as crianças que se deslocaram, juntos com os pais, para a cerimônia de Consagração na cidade de Prados. Luiza Mendes saiu de Barbacena para levar a pequena Maria Angélica, de 9 meses. “Minha família é toda católica e praticante. Quero incentiva-la desde pequenina. Mostrar o caminho da fé e do bem”.

O rito já é tradição na pequena “Cidade Presépio”. Segundo padre Alisson Sacramento, presidente da celebração, é uma forma de demonstrar confiança. “É colocar a criança sob os cuidados de Nossa Senhora que, como mãe, acolhe todos como filhos. Ela ampara e sustenta no caminho da fé e da vida. É um gesto bonito de confiança”, explica o sacerdote.

Além de Prados, outras quatro Paróquias também festejaram a padroeira, assim como demais comunidades promoveram festejos ao título mariano. Confira abaixo registros das festividades em Conceição da Barra de Minas, São João del-Rei, Ijaci, Carrancas e Coronel Xavier Chaves. Missas, consagrações, procissão e coroação embalaram as programações festivas.

 

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).