Dom Delfim Ribeiro Guedes

11Filho de Lucas Evangelista Guedes e Amélia Ribeiro Guedes, nasceu no dia 02 de maio de 1908, na cidade de Maria da Fé, Estado de Minas Gerais,.

Fez seu curso ginasial em Pouso Alegre(MG) e, em 1925, ingressou no Colégio Pio Latino, em Roma (Itália), onde recebeu o título de doutor em Teologia e Filosofia, ordenando-se no dia 25 de outubro de 1931, também em Roma. Foi vigário em Soledade de Itajubá e em Maria da Fé e teve sua ordenação Episcopal no dia 03 de outubro de 1942 em Pouso Alegre /MG. Seu lema era “Esperar contra toda a Esperança”. Foi o primeiro Bispo de Leopoldina e permaneceu lá no período de 1943 a 1960, quando foi transferido para a recém-criada Diocese de São João del-Rei sendo nomeado o primeiro bispo daquela cidade.11.1

Desde a chegada, Dom Delfim dedicou-se de corpo e alma a resolver os inúmeros problemas que envolvem uma diocese com poucos recursos. Mas pouco a pouco foi ampliando as obras: organizou a Cúria Diocesana, Mosteiro São José, fundação do Instituto da S.S Trindade, reforma canônica das associações religiosas, fundação do ginásio de “São João Evangelista” e “Seminário Menor de São Tiago” e visitas pastorais às paróquias.

Dom Delfim renunciou no ano de 1983 e faleceu no dia 23 de fevereiro de 1985. Seu corpo foi enterrado na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.