Dom Waldemar

10Dom Waldemar Chaves de Araujo nasceu em Bom Despacho/MG aos 23 de junho de 1934. Filho de Sudário Gonçalves de Araújo e de Maria Felipe do Carmo, sendo seus irmãos: Desi, Antônio, Antônia, Izabel e Henrique.

Cursou o primeiro grau em Bom Despacho, o segundo em Dores do Indaiá e Manhumirim e graduou Filosofia e Teologia em Diamantina/MG, tendo sido ordenado sacerdote em 1962, em sua terra natal.

Em 1966, quando exercia ativamente suas atividades pastorais na Diocese de Luz/MG, foi a Bruge (Bélgica), onde fez especialização em Liturgia Pastoral, Sociologia e Psicologia. Voltando ao Brasil, retomou suas atividades na Diocese de Luz, com intenso trabalho em todas as comunidades que o acolheram. Foi Cura da Catedral, coordenador da Pastoral, Diretor da Faculdade de Ciências Humanas de Luz, que ajudou a fundar, preparando com carinho suas instalações.  Outros trabalhos lhe foram solicitados e os exerceu com eficácia desejada como: Diretor das Obras das vocações Sacerdotais, Coordenador da pastoral Catequética, Pastoral Familiar, Vigário Paroquial e Pároco de Lagoa da Prata e de Formiga.

Em 1978, foi agraciado com o titulo de Monsenhor. Quando recebeu a notícia de sua nomeação para Bispo no dia 07 de dezembro, Dom Waldemar assumia o cargo de Reitor do Seminário Diocesano de Luz e Diretor da Faculdade do Alto São Francisco- FASF Luz. Como Bispo em Teófilo Otoni/MG foi Assistente Nacional do ECC (Encontro de Casais com Cristo). Como Bispo da Diocese de São João del-Rei construiu o novo prédio do Seminário Propedêutico São Tiago, foi Assistente Regional da Pastoral Familiar, membro da Academia de Letras sendo desde 1994, o Assistente Episcopal do Instituto Missio (padre e Diáconos para assistirem os imigrantes brasileiros nos EUA).

10.1

Brasão

– As águas fazem  referencia ao nome “Waldemar” que significa “as muitas águas”. O

pastor deve conduzir o rebanho às águas frescas da salvação (Sl.22)

– As chaves que também estão presentes no nome do Bispo representam as chaves Pontifícias e expressam obediência ao Chefe Supremo da Igreja: o Papa (Is 22,22)

– A cruz e o Campo Vermelho fazem alusão à arvore e ao altar do sacrifício (Gn. 22,9) tendo, também, como referência, o nome do Bispo; “Araujo” que quer dizer “arvore” e “Ara” significa “altar”.

LEMA: OPORTET OBOEDIE DEO: É preciso obedecer a Deus. (At 5,29).