Domingo da Misericórdia cobre fiéis com bençãos em São João del-Rei

Celebrado no segundo domingo da Páscoa, o Dia da Misericórdia foi cercado por grandes demonstrações de fé e alegria em diversas Paróquias da Diocese. Missas, procissões, carreatas, danças e adorações fizeram parte da programação deste fim de semana. Para os católicos, a data remete-se ao perdão de Deus para com o povo.

A programação teve início na sexta-feira, dia 06, com envolvimento de quatro paróquias de São João del-Rei: São José Operário, São João Bosco, Matosinhos e Imaculada Conceição. Santa Cruz de Minas também celebrou a data.

Na programação, visitas a instituições de apoio e caridade, hospital, escola, Santa Casa, igrejas, tudo acompanhado do grande ícone de Jesus Misericordioso. “Momento de graças derramadas na vida de cada um de nós. Que, envolvidos pela sua misericórdia, possamos nos colocar sempre a disposição de Cristo e fazermos a sua vontade”, expressa a cabeleireira Maria do Carmo Ribeiro.

A devoção à Misericórdia Divina iniciou-se com as revelações de Jesus a Santa Faustina Kowalska, religiosa polonesa, que viveu entre 1905 e 1938. Os elementos da devoção estão registrados em seu “Diário”, escrito a pedido de Jesus. Um dos elementos mais importantes desta devoção é a Festa da Misericórdia, que se celebra no domingo após a Páscoa.  A Festa foi instituída oficialmente na Igreja pelo Papa João Paulo II no ano 2000.

“A Festa da Misericórdia saiu das Minhas entranhas. Desejo que seja celebrada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa” (D. 699); “Desejo conceder indulgência plenária às almas que se confessarem e receberem a Santa Comunhão na Festa da Minha misericórdia” (D. 1109).

23 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).