Missa e procissões marcam comemoração de Páscoa nas Paróquias da Diocese

Centenas de fiéis reservaram a manhã deste Domingo de Páscoa, para celebrar a data que marca a ressurreição de Jesus no calendário cristão. Na manhã deste domingo, 27, a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei, recebeu a Missa do Domingo de Páscoa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart. O mesmo ocorreu nas outras 39 Paróquias da Diocese, que celebraram a data com missas e procissões.

A palavra Páscoa vem do hebreu e significa “passagem”, referência, para os judeus, da passagem pelo Mar Vermelho, para fora do Egito, onde o povo era escravo. Jesus também festejava a Páscoa, como é lembrado na Última Ceia. Condenado à morte na cruz e sepultado, ressuscitou três dias depois, no domingo logo depois da Páscoa judaica.

“O domingo é o grande dia para os católicos. Tudo que foi vivido na Quaresma e na Semana Santa chega ao ápice na Páscoa de Jesus. É Nele que nós encontramos esta esperança em um mundo melhor. Unidos a Ele teremos a força para mudar a situação de desesperança. Gosto de uma metáfora do Rubem Alves, ‘os ipês ousam florir no inverno’. É o desafio para nós que ainda temos fé, nesta situação de violência e falta de esperança, é ousar florir, ousar o novo neste tempo conturbado para construir um Brasil e um mundo melhor”, analisou padre Geraldo Magela da Silva em uma entrevista ao portal G1 Zona da Mata.

Ainda na programação, procissões com Jesus Eucarístico marcaram as cidades presentes no território diocesano.

Veja como foi a celebração em algumas Paróquias da Diocese:

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).