Em trabalho pastoral, bispo visita moradores do bairro de Matosinhos

A Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei, viveu, no último fim de semana, dias de grande importância. Durante os dias 15 e 19 de junho, o bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, realizou sua visita pastoral na comunidade.

Na quarta-feira, 15, o bispo presidiu a missa de abertura da sua visita. A celebração contou com os padres da paróquia, José Bittar e Sergio França, e representantes de todos os movimentos, pastorais e comunidades. Ao fim da celebração aconteceu uma reunião com os pais e padrinhos da crisma. O evento ocorreu no salão Cônego Jacinto Lovato.

27618820122_bdecb25ef9_oJá na quinta e sexta-feira, Dom Célio visitou escolas, participou do programa “Ciranda da Comunidade” pela Rádio Emboabas, participou do curso “Amadurecendo na Fé”, visitou paroquianos, atendeu confissões e presidiu missa nas comunidades São Geraldo e Nossa Senhora Rainha da Paz.

No sábado, 18, logo cedo, Dom Célio participou de uma reunião interna, só com os padres da paróquia. Em seguida, o bispo se encontrou com os membros do Conselho Econômico e ficou a parte das finanças da Paróquia. Também no sábado, visitou à APAC Feminina, à APADEQ e presidiu a missa na Comunidade Menino Jesus de Praga e no santuário. Para os visitados, uma alegria indescritível. “Gostei muito dele (dom Célio) e da visita. Senti que ele trouxe Jesus até nós”, explica Clara Varginha, durante a visita do bispo na Apac. Sobre o aprendizado deixado por dom Célio, Clara é objetiva. “Essa visita nos mostra que não somos piores e nem melhores. Somos todos filhos de Deus”.

27719286385_c2cd116f02_oNa data, dom Célio também pode conversar diretamente com os crismandos. Um acerto na programação, segundo o bispo. “Senti uma oportunidade boa de estar com esses jovens antes de receberem o sacramento, já que no dia da Crisma isso não se torna possível. Fico feliz com essa experiência e, principalmente, com a acolhida por parte deles”, destaca.

No último dia de sua visita, domingo, 19, Dom Célio presidiu a celebração das 8h, no santuário. A celebração foi transmitida ao vivo pela TV Campos de Minas. Além da missa das crianças e na comunidade Santa Terezinha, Dom Célio conduziu também uma reunião, na parte da tarde, com os representantes de todos os movimentos, pastorais, setores e comunidades da paróquia. O momento proporcionou que todos pudessem se conhecer, celebrar a visita e fortalecer a unidade de toda a paróquia.

13466103_783879141749361_2653215750460551949_nOs grupos Juventude Missionária e Vinde Vede também se reuniram com o bispo. No bate-papo com os jovens, o bispo contou história, falou sobre perseverança e se descontraiu com os participantes. O momento deve seu desfecho com a celebração da missa especial para a juventude.

Para encerrar a visita, padre José Bittar, juntamente com o seminarista Thairo Guimarães, homenagearam o bispo da melhor forma possível: entoando uma canção. Acompanhado por toda a assembleia, o sacerdote canto “Amigo”, de Roberto Carlos. O momento, logo no início da celebração, foi de grande emoção.

A Visita Pastoral possibilita ao bispo um contato mais próximo com a comunidade, que são seu rebanho. A próxima visita de Dom Célio está marcada para 04 a 07 de agosto, na Paróquia Imaculada Conceição, em São João del-Rei.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).