Encerramento da Semana Missionária marca concessão de ministérios para seminaristas

Foto: Lucas Silveira

Atendendo o apelo de Jesus de ir sem medo e evangelizar, reforçado pelo pedido do Papa Francisco de que a Igreja esteja em saída para anunciar a Boa Nova do Reino de Deus, seminaristas do Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, realizaram a Semana Missionária. O evento, que ocorreu na Paróquia Santa Cruz de Minas, trouxe grande alegria e motivação para a população.

Missas, orações, trabalhos pastorais, estudos e visitas às casas fizeram parte da programação. A intenção, segundo o reitor do seminário propedêutico, padre Sérgio França, foi engajar os jovens vocacionados nos trabalhos pastorais da igreja. “A Igreja é missionária em sua essência, então faz parte da formação sacerdotal essa experiência missionária, de ir ao encontro dos outros, de levar o evangelho”.

Realizado pela terceira vez na diocese, a atividade já faz parte do calendário anual e cria expectativas por parte dos formadores. “Por enquanto fazemos aqui na Diocese, mas desejamos missões fora do Brasil. Por enquanto temos a realidade da Diocese e já percebemos o quanto é produtivo sair de suas fronteiras e ir ao encontro do povo”, explica.

Padre Pedro Wiemann que o diga. Responsável pela missão na cidade, o sacerdote deixa claro sua alegria após o trabalho. “Para nós foi uma graça de Deus. Vieram 17 seminaristas que caminharam junto com as atividades da paróquia. Foi uma semana muito boa, muito alegre. Motivadora, com certeza”.

Alegria também para os seminaristas. Samuel Carvalho Detomi, por exemplo, vê a atividade como um ponto alto em sua caminhada vocacional. Para o seminarista, que caminha para mais um ano Teologia, a experiência com o povo é de extrema importância para o sacerdócio. “Foi de muito proveito visitar as casas, entrar dentro do contexto de cada família, conversar, trocar experiência. Isso faz muito bem para nossa caminhada de seminaristas, afinal, seremos padre para o povo, nas mais diversas realidades”, explica.

A ação terminou na sexta-feira, 09, e contou com missa, presidida pelo vigário geral, padre Dirceu Medeiros, e concelebrada por diversos padres da Diocese. Durante a celebração houve concessão de ministérios de leitores e acolitato para os seminaristas da Teologia. “Os ministérios representam a conclusão da nossa etapa de formação. O ministério de leitor nos dardo ordem de fazer a leitura, na liturgia da santa Missa. Já o ministério de Acólito nos aproxima mais do altar, onde auxiliamos o diácono, o padre. É uma preparação para o diaconato”, explica Detomi que recebeu a concessão para o acolitato.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).