Encontro em Piedade do Rio Grande marca o dia do Secretário na Diocese

No dia 30 de setembro é celebrado o Dia do Secretário, data em que são homenageados os profissionais que auxiliam o trabalho de alguma outra pessoa, atuam como assessores na organização de atividades do dia-a-dia, rotinas administrativas, organização de eventos, viagens e demais tarefas, seja em um escritório ou como assistente pessoal.

A secretária é encarregada de manter uma parte do funcionamento da empresa de forma organizada. No âmbito religioso não é diferente e, devido a data celebrativa, um evento foi realizado na última quarta-feira, 28, reunindo secretários paroquiais de toda a Diocese de São João del-Rei.

Logo pela manhã, bispo, padres e secretários se reuniram para um lanche matinal na cidade de São Sebastião da Vitória. Conhecida como terra do pão de queijo, o cardápio não poderia ser outro.

De “barriga cheia”, todos pegaram estrada rumo a Piedade do Rio Grande, local escolhido para sediar o encontro. Caminhada da misericórdia, missa, orações e roda de conversa com o bispo fizeram a parte da programação do evento. Este ano, trabalhando a temática da misericórdia. “As secretarias são lugares que acolhemos pessoas diversas e devemos usar de misericórdia ao atendê-las. Olhar com atenção para pessoas carentes e necessitadas também é de grande importância”, explica Dom Célio.

Também nos primeiros momentos do encontro, Padre José Paulo Guimarães, pároco da paróquia acolhedora, fez “jus” ao título de anfitrião e conduziu os secretários para um momento cultural falando sobre a história da cidade e o início da Paróquia dedicada a padroeira de Minas Gerais. “Esse evento nos proporciona momentos de animação, harmonia, confraternização e muita alegria. É uma oportunidade para conhecer pessoas e lugares”, afirma a secretária da paróquia São Francisco de Assis, Teresinha Ávila.

Após o aprendizado, veio a confraternização. Direcionados para a casa do professor José Roberto Carvalho, os secretários celebraram o dia com muita alegria e diversão, marcado por almoço e sorteio de brindes. “É dia de sair do escritório e confraternizar com outros secretários”, destaca Tainá Oliveira, secretária de Coronel Xavier Chaves.