Encontro Jovem marca o fim de semana em Santa Cruz de Minas

Sob o tema “Jovens, o caminho é este. Por ele deveis caminhar”, no último fim de semana de julho aconteceu o 13º Encontro “Jovem, o caminho se faz caminhando”, do Ministério Jovem (MJ) de Santa Cruz de Minas. Entre as 8h do sábado (29) e as 17h do domingo (30), os 49 jovens com idade acima de 15 anos se reuniram no Seminário Diocesano São Tiago para o retiro espiritual. Momentos de reflexão e de aprofundamento vocacional, pregações, orações, danças, e uma caminhada penitencial pela Serra de São José foram pontos altos do evento.

O coordenador do MJ na cidade, Dudu de Paula, afirma que o retiro é um momento de encontro pessoal dos participantes com Deus. Especificamente, nesta 13ª edição, “o foco foi mostrar aos jovens que Deus tem um caminho especial para cada um, repleto de amor e felicidade verdadeira”, explica.

Segundo o pároco de Santa Cruz de Minas, Padre Pedro Jesus Wiermann, os Encontros Jovens são fundamentais para a formação cristã da juventude paroquiana. “Os jovens se conscientizam mais do seu compromisso e responsabilidades cristãs, e também o compromisso de ser luz e sal na sociedade”, afirma. Ainda, reforça a conscientização deles nos seus relacionamentos com as pessoas, com os familiares, e consigo mesmos.

Vinícius Henrique tem 16 anos, e já participa pela terceira vez. Entretanto, conta que a sensação de participar de cada momento foi diferente: “as orações, dinâmicas, e palestras me ajudaram muito a me juntar mais com minha família”. O jovem soube do evento porque participa do Grupo de Oração Jesus Fonte de Misericórdia aos domingos, da RCC da cidade. “Eu achei que estava precisando de um momento mais especial com Deus, e o Encontro é uma motivação para o meu discernimento vocacional. Como estou num processo de escolha eles me ajudaram na minha vocação”, comenta.

II Encontro de adolescentes “Santos de calça jeans”

E o trabalho do MJ não para por aqui. No dia 12 de agosto é a vez dos adolescentes paroquianos experimentarem o amor de Deus no retiro feito especialmente para eles. Das 8h às 19h do sábado, adolescentes de 11 a 14 anos se reúnem na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Cohab, para trabalhar o mesmo tema do Encontro Jovem. A taxa é de R$7,00. E as inscrições podem ser feitas na hora.

“É muito bom a RCC ter esta preocupação com os adolescentes e jovens, principalmente neste mundo corrompido. Os jovens e adolescentes procuram conhecer Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Parabéns a RCC.”, finaliza Padre Pedro.

Texto: Emanuel Reis

Fotografias de Taiane e Mariane Jaques

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).