Fé, Tradição e Cultura marcam programação “dos Passos” em São João del-Rei

Foto: Thiago Morandi

As Comemorações dos Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo a Caminho do Calvário constituem um marco nas cerimônias que antecedem a Semana Santa em São João del-Rei. Esta condição ganha maior destaque considerando que não possui similar nas demais cidades históricas mineiras nem em outras cidades brasileiras nascidas no tempo colonial. Além disso, não são unicamente representações culturais, mas continuam vivas, como manifestações de religiosidade que reúne, organiza, articula e propaga uma infinidade de signos, símbolos e sinais que, integrados, formam uma linguagem e um discurso muito próprios.

Visão, audição, olfato, tato e paladar são provocados e estimulados, de muitas formas. Na cor roxa dos tecidos, das roupas das imagens, das flores que enfeitam os andores, das fitas que adornam os sinos. Nas músicas, sons, melodias, vozes. Através dos instrumentos, no toque dos sinos, na marcha das bandas, nos motetos da Orquestra Ribeiro Bastos. No perfume do rosmaninho, do manjericão, incenso ou da colônia aplicada sobre a fita que se beija. No sabor das amêndoas, do quebra-queixo, da pipoca, do algodão-doce e de todas as guloseimas vendidas na praça onde as imagens se encontram, comandadas pelo sermão.

Tudo tem sentido nesta festividade peculiar. Até o que não se imagina, pode ter sentido. Como por exemplo serem cinco as capelas-passos, ou, “Passinhos”. Não são cinco as chagas de Cristo? (Fonte: diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br)

Como de costume, a programação conta com Via-Sacras, Encomendação de Almas, procissões e sermões. Confira os horários:

 

Vias-Sacras • 3,10 e 17 de março

Às 19h, Santa Missa por intenção dos Irmãos vivos e falecidos da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos. Em seguida, Via-Sacra Solene. O trajeto, saindo da Catedral Basílica, percorrerá o itinerário tradicional, rezando o Santo Rosário e, em frente às Capelas-Passos, serão meditados os principais momentos da Via Dolorosa, quando se executam os Motetos dos Passos, da autoria do Maestro Martiniano Ribeiro Bastos. Na Catedral Basílica, ao final da Via-Sacra, ouvir-se-á o comovente Miserere, da autoria de Manoel Dias de Oliveira.

Encomendações de Almas • 3, 10 e 17 de março

A Orquestra Lira Sanjoanense realiza, nos dias 3, 10 e 17 de março, as tradicionais “Encomendações de Almas”. O cortejo tem início, às 23 horas, nos seguintes locais, a saber:

3 de março – Cemitério de N. Sra. das Mercês

10 de março – Igreja Matriz de São José Operário

17 de março – Cemitério Municipal

Sexta-Feira das Dores • 24 de março

Coletânea das missas de Nossa Senhora

Às 16h, recitação do Terço pelas Mulheres.

Às 19h, Santa Missa por intenção dos ex-mesários da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos.

Às 20h, Solene Procissão do Depósito da Veneranda Imagem de Nossa Senhora das Dores para a Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

Sábado de Passos • 25 de março

Às 16h, recitação do Terço pelos Homens.

Às 19h, Santa Missa por intenção da atual Mesa Administrativa da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos.

Às 20h, Solene Procissão do Depósito da Veneranda Imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos para a Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis.

Domingo do Encontro • 26 de março

Às 8h, na Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, piedosa Rasoura de Nossa Senhora das Dores e, em seguida, Santa Missa.

Às 9h15, na Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis, comovente Rasoura do Senhor Bom Jesus dos Passos e, em seguida, Missa Solene.

Às 18h, das supracitadas igrejas, sairão as procissões para o emocionante e doloroso Encontro do Divino Redentor com sua Mãe Santíssima, na Via Dolorosa do Calvário. O comovente Encontro das duas piedosas imagens, relembrando um dos momentos mais tocantes do drama da redenção da humanidade, dar-se-á na Praça Barão de Itambé (largo da Câmara), quando ocupará a tribuna sacra o Ex.mo e Rev.mo Sr. Dom Décio Sossai Zandonade, sdb, DD. Bispo Emérito de Colatina – ES, e que, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, à entrada da procissão, proferirá o Sermão do Calvário.

Setenário das Dores • 31 de março a 6 de abril

Às 19h, Santa Missa e, em seguida, o piedoso Setenário, constando de orações, cânticos e meditações sobre as Sete Dores de Maria Santíssima, ocupando a tribuna sacra o Rev.mo Sr. Pe. Frei Rothmans Darles de Campos, O. Carm., DD. Pároco da Paróquia de Santa Teresa, de Itaim Bibi, São Paulo – SP.

Soledade de Nossa Senhora • 7 de abril

Às 16h, recitação do Terço pelo Movimento das “Mães que oram pelos seus filhos”.

Às 19h, Santa Missa, na intenção de todos os que cooperaram para a realização das Comemorações dos Passos neste ano. Após a Missa, haverá o Sermão da Soledade proferido pelo Rev.mo Pe. Frei Rothmans Darles de Campos, O. Carm.

Em seguida, Procissão com a Veneranda imagem de Nossa Senhora das Dores, visitando as Capelas-Passos, quando serão executados os Motetos das Dores de autoria dos Maestros Martiniano Ribeiro Bastos e Francisco de Paula Vilela. À entrada da procissão, bênção com a relíquia do Santo Lenho. Durante a celebração dos atos solenes da Comemoração dos Passos teremos a presença do Ex.mo e Rev.mo Sr. Dom Waldemar Chaves de Araújo, DD. Bispo Emérito de São João del-Rei.

 

 

Observações

As crianças vestidas de Anjo participarão da Procissão do Senhor dos Passos e, as meninas vestidas de Virgem participarão da Procissão de Nossa Senhora das Dores.

As Missas da Sexta-feira das Dores, do Sábado de Passos, o Sermão do Encontro, o Setenário das Dores e a Missa da Soledade de Nossa Senhora serão transmitidos, ao vivo, pela TV Campos de Minas.

Os fiéis, em geral estão convidados a participarem dos atos desse programa usando roupas próprias para tais solenidades. Dirige-se, de modo especial, esse apelo aos que desejarem tomar parte nas procissões.

A Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos espera do povo são-joanense colaboração e donativos para poder realizar, condignamente, os atos constantes deste programa.

Solicitamos aos caríssimos Irmãos e Irmãs auxiliarem-nos, saldando seus débitos de anuidades.

Convidamos a todos os interessados em ingressar na Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos a procurarem a Mesa Administrativa às sextas-feiras, das 18h30 às 20h na Sacristia da Irmandade.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).