Feira ambiental movimenta semana temática em São João del-Rei

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho e, consequentemente, a realização da semana temática em apoio a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País. Dentro deste contexto religiosos e jovens franciscanos promoveram nesta segunda, terça e quarta-feira de junho a “Feira Ambiental”. O evento contou com exposições e fornecimento de material informativo.

Questões como tratamento de água, saúde e investimento em recursos favoráveis ao meio ambiente fizeram parte das ações que estiveram instaladas nos arredores da matriz Nossa Senhora de Loudes, dentro do Campus da universidade Federal de São João del-Rei. “O lugar é ótimo. Instigar o jovem a buscar a mudança”, explica o idealizador do projeto, frei Paulo Afonso Aguiar.

Na Encíclica Laudato si Papa Francisco convida a uma “conversão ecológica” e recorda que “merecem uma gratidão especial todos aqueles que lutam com vigor para resolver as consequências dramáticas da degradação ambiental nas vidas dos mais pobres do mundo” e, continua, “todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus, no cuidado da criação, cada um a partir da sua cultura, experiência, iniciativas e capacidades.”

Em alguns de seus conselhos, o Santo Padre alenta sobre a proteção e construção da casa comum, pequenas ações que derramam um bem na sociedade. Veja a lista a seguir:

  1. Aquecimento: aconselhou-nos a agasalharmo-nos mais e evitar ligá-lo.
  2. Evitar o uso de material plástico e de papel.
  3. Reduzir o consumo de água.
  4. Separar os resíduos.
  5. Cozinhar apenas o que razoavelmente se poderá comer.
  6. Tratar com cuidado os outros seres vivos.
  7. Utilizar transporte público ou partilhar um mesmo veículo entre várias pessoas.
  8. Plantar árvores.
  9. Apagar as luzes desnecessárias.
  10. Dar graças a Deus antes e depois das refeições.

A Feira Ambiental contou ainda com distribuição de frutas e sucos naturais além de uma trilha sonora, embalada pelos postulantes da Cruz de São Damião. O principal objetivo da Semana Nacional do Meio Ambiente é conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas.

23 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).